Diante do aumento substancial de casos suspeitos e confirmados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a prefeitura de Quixadá decidiu intensificar o programa de monitoramento de quase 300 pacientes com suspeita de infecção.
A partir deste sábado, 16, 15 equipes da Secretaria de Saúde vão intensificar as visitações às centenas de pessoas que apresentaram sintomas de covid-19, além dos casos confirmados e que permanecem em isolamento.
De acordo com a secretária Juliana Câmara, a ideia principal é, através da intensificação das visitas particulares na casa de cada paciente com suspeita de infecção, produzir intervenções médicas a favor destas pessoas para frear e até barrar o fortalecimento dos sintomas e o progresso da doença.
O programa de visitações vai envolver dezenas de profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicólogos, motoristas e outros. A ação vai exigir o uso de enorme quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), objetos descartáveis a cada visita, como máscaras N-95, protetores faciais, luvas e aventais, comprados pela prefeitura ou recebidos em doação. Uma ambulância também vai ficar reservada para a ação.
Os pacientes vão ter uma avaliação completa de seu estado de saúde, o que permitirá fazer uma triagem dos casos com mais complicações e que precisam de mais atenção imediata. Eles também vão assinar termos de compromisso com o isolamento social, nos quais o poder público os coloca sob a obrigação legal de observar escrupulosamente a quarentena obrigatória.
“Não há data para acabar esse programa. Ele já havia começado, mas com a subida rápida no número de casos, avaliamos que é fundamental oferecer uma resposta apropriada e vamos intensificar todos os seus aspectos. Nossa intenção é fazer todo o possível para que a situação das pessoas não evolua para a necessidade de internação”, comentou o prefeito Ilário Marques.