Letalidade da Covid-19 em Quixadá em 2021 já é maior do que o pior período de 2020, aponta Sesa

Letalidade da Covid-19 em Quixadá em 2021 já é maior do que o pior período de 2020, aponta Sesa.

A letalidade da Covid-19 em Quixadá, isto é, sua capacidade de matar os pacientes, já é maior do que aquela do pior período da crise sanitária em 2020. A informação é do banco de dados IntegraSUS, mantido pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), em atualização deste domingo, 07.

Nos meses de abril, maio, junho e julho – o pior período da pandemia no ano passado – a letalidade da Covid-19 ficou em 2,1. Conforme mostra a Sesa, esse número subiu para 2,7, considerando apenas janeiro e fevereiro de 2021. A doença já matou 13 pessoas nesses dois meses.

Vale ressaltar que, no ano passado, neste período, a Covid-19 estava apenas começando a fazer vítimas, ao passo que se espalhava das capitais para o interior. Agora, porém, o cenário é outro. O vírus está bem estabelecido em todos os lugares, há mutações novas, com carga viral até 10 vezes maior. Logo, o potencial de estrago da segunda onda é muito mais forte.

Embora Quixadá tenha recrudescido do nível “altíssimo” de transmissão para o nível “alto”, segundo dados da Sesa neste último final de semana, isto não significa muito, uma vez que estes dados são altamente voláteis, podendo se alterar mais de uma vez por dia. E apesar da leve melhora no cenário epidemiológico, a tendência de internações, também segundo a Sesa, é de crescimento para cima.

Nesta segunda-feira, o prefeito Ricardo Silveira decide se o município precisa ampliar suas medidas de isolamento social ou se continua do mesmo jeito.


Compartilha:

Veja Mais