Operação da PF em Quixadá mira grupo que cedia armas ilegais para guardas municipais

Operação da PF em Quixadá mira grupo que cedia armas ilegais para guardas municipais.

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira, 19, a Operação Acrasia em Quixadá, Boa Viagem, Irauçuba, Aracati e Itaitinga. A investigação mira grupo criminoso que cedia armas e portes ilegais a guardas municipais.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e, até às 8h10, a polícia apreendeu 12 armas e registrou um flagrante. Em Quixadá, uma arma de fogo foi apreendida.

Conforme a Polícia Federal, as investigações apontaram indícios de crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e usurpação de função pública, consistentes na concessão indevida de porte de arma de fogo por gestores a guardas municipais.

Segundo a PF, os gestores expediam carteiras que habilitavam ilegalmente os guardas a portarem armas, além de concederem porte e posse ilegal a servidores públicos dos cinco municípios. No Brasil, apenas a Polícia Federal pode conceder o uso legal de armas de fogo.

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento dos crimes de usurpação de função pública, uso de documento falso, falsidade ideológica, porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão.

A prefeitura de Quixadá confirmou ao DQ a operação da PF, esclarecendo que não se trata de investigação de corrupção com recursos públicos. “A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Estado do Ceará”, disse a gestão de Ricardo Silveira.

Leia abaixo a nota na íntegra da Prefeitura de Quixadá:

A Prefeitura de Quixadá por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania esclarece fatos relacionados a “Operação Acrasia”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã dessa terça-feira (19) em vários municípios do Estado.

1 – A referida operação está relacionada a investigação de posse e porte ilegal de arma de fogo por parte de Guardas Civis Municipais. No município, as equipes da Polícia Federal estiveram na sede da Guarda Civil Municipal, onde foram recebidas pelo Secretário Armstrong Braga. No local, não foram encontradas nenhum tipo de irregularidade durante as buscas.

2 – A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Estado do Ceará.

A Prefeitura de Quixadá reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos e se coloca a disposição das autoridades para contribuir com a investigação em curso.

Compartilha:

Veja Mais