A importância da organização da rotina para o autocuidado

Uma das coisas que eu aprendi com o tempo, a partir das minhas experiências pessoais e que eu sempre compartilho com outras mulheres, é a importância da organização da rotina como estratégia para o caminho da autopriorização, dentro de uma esfera de autocuidado gentil e possível.

No turbilhão da vida moderna, muitas vezes nos encontramos presas em uma rotina onde dedicamos a maior parte do nosso tempo a compromissos profissionais, familiares e sociais.

Essa dificuldade de criar uma rotina de autocuidado possível a nossa realidade é muitas vezes permeada pela falta de organização de tempo e de prioridades.

No entanto, a psicologia e inúmeros estudos nos lembram do valor intrínseco do autocuidado para a nossa saúde mental e bem-estar geral.

O psicólogo Abraham Maslow, em sua “Hierarquia das Necessidades”, coloca a autorealização e o tempo dedicado a si mesmo e às próprias necessidades, como fundamental para alcançarmos o nosso potencial máximo.

Um estudo publicado no “Journal of Positive Psychology” afirmou que indivíduos que regularmente reservam tempo para atividades de autocuidado experimentam níveis mais elevados de satisfação com a vida e bem-estar psicológico.

O tempo dedicado ao autocuidado, trata-se, além de outras coisas, de se reconectar com a nossa essência, entender emoções e necessidades, e cultivar um relacionamento saudável com nós mesmos. E isso é algo que somente nós podemos nos dar.

Além disso, o autocuidado não é egoísmo; é uma base sólida para relacionamentos saudáveis e produtividade. Quando estamos bem, estamos em melhor posição para cuidar dos outros. É como a metáfora das máscaras de oxigênio no avião, sempre falada pela minha terapeuta, a psicóloga Talita Saldanha, nas minhas sessões de terapia – “coloque a máscara de oxigênio primeiro em você ” – ou seja,
“Cuide primeiro de si, para depois cuidar dos outros”.

Nesse sentido, a organização de uma agenda que possibilite esses espaços de encontro consigo, torna-se um investimento valioso em nossa jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.

Compartilha:

Veja Mais