Testemunhas de Jeová começam a realizar reuniões inteiramente em Língua de Sinais em Quixeramobim

Surdos em Quixeramobim assistem reunião inteiramente apresentada em Língua de Sinais.

Neste domingo, 03, as Testemunhas de Jeová em Quixeramobim, no Sertão Central cearense, deram um passo a mais para tornar suas reuniões ainda mais inclusivas e começaram a realizá-las inteiramente em Língua Brasileira de Sinais.

A iniciativa visa beneficiar principalmente a comunidade surda da região, incluindo parentes e amigos de pessoas surdas.

Surdos em Quixeramobim assistem reunião inteiramente apresentada em Língua de Sinais.

Nessas reuniões, os surdos assistem palestras motivadoras baseadas em temas bíblicos e recebem orientações valiosas para a vida cotidiana. Há muita interação com participação voluntária e todos podem se expressar acerca da matéria estudada ali.

Textos da Bíblia são traduzidos para Libras e são acompanhados atentamente pelos presentes por uma tela ou a partir de celulares. Até crianças prestam atenção ao lado dos seus pais.

Criança acompanha no celular, ao lado dos pais, vídeo com tradução de textos bíblicos para Língua de Sinais.

Aldenora Machado, mãe de quatro surdos e fundadora da Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado (Sobam), comentou: “Se eu estivesse aí em Quixeramobim, iria para essas reuniões. É muito importante nos aproximar mais de Deus. As pessoas estão sem rumo, confusas, precisam da proteção divina para orientar, mostrar o caminho certo para valorizar a vida e ter paz.”

Para Wandevan Rons, um dos envolvidos na preparação dessas reuniões, atender a comunidade surda de Quixeramobim e de cidades vizinhas tem sido uma experiência recompensadora. “Ver essas pessoas se sentirem incluídas, participando de um momento preparado com zelo e carinho especialmente para elas, e perceber a gratidão que elas sentem, faz a gente ter muita alegria. É um privilégio ver isso acontecendo”, diz.

Além da leitura de textos, palestras e exibição de vídeos, as reuniões incluem até mesmo música inteiramente em Libras. Todos participam em expressar sua alegria de estar juntos num ambiente que prioriza o idioma do seu coração e, mais que isto, que respeita suas identidades.

As reuniões acontecem, por enquanto, uma vez por mês, aos domingos, a partir de 10h30, no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, localizado na Rua Teófilo Lessa, 287, Conjunto da Prefeitura, em Quixeramobim. A próxima reunião em Libras será em 14 de janeiro. A entrada é gratuita e não há coletas.

Bíblia completa em Língua Brasileira de Sinais

Há um ano, as Testemunhas de Jeová produziram um marco para a comunidade surda do Brasil ao nunciar a primeira tradução completa da Bíblia em língua brasileira de sinais (Libras). A tradução também é a primeira na América Latina e a terceira no mundo a ser totalmente concluída em uma língua de sinais!

Lançamento da Bíblia inteira em Libras, em setembro de 2022.

O trabalho teve início em 2006. À medida que os livros da Bíblia eram traduzidos do português para Libras, iam sendo disponibilizados para o público no site jw.org, até a tradução do último livro bíblico, no ano passado. No total, mais de 200 mil horas de trabalho foram gastas para gravar todos os vídeos!

Paula, uma surda do estado do Ceará, comentou: “Às vezes, eu lia a Bíblia em português e não entendia algumas palavras. Eu consultava um dicionário para entender o significado… Com os vídeos da Bíblia em Libras no JW Library tudo ficou mais claro pra mim. Agora estou satisfeita e tranquila!”

Qualquer pessoa pode assistir ou baixar a Tradução do Novo Mundo da Bíblia em Libras no site jw.org. Basta escolher a opção de idioma: Língua brasileira de sinais. Também é possível acessá-la gratuitamente por meio do aplicativo JW Library Sign Language, desenvolvido pelas Testemunhas de Jeová para que os surdos tenham autonomia ao estudar a Bíblia e outros assuntos na sua língua.

Saiba mais:
A primeira Bíblia completa em língua brasileira de sinais já está disponível!

Curiosidades sobre as Testemunhas de Jeová

– A religião não cobra dízimos ou ofertas. Doações voluntárias não identificadas mantém as atividades no Brasil e em outros 239 países e territórios.
– A religião mantém o site JW.ORG, o mais traduzido do mundo, com mais de 1 mil idiomas.
– A religião se mantém neutra em questões políticas, não apoia candidaturas a cargos políticos nem participa de campanhas eleitorais. Elas respeitam os governos eleitos e pagam seus impostos.
– Não lutam em guerras nem usam armas.

Compartilha:

Veja Mais