Quixadaenses dão “jeitinho” para furar quarentena e expõem população ao perigo do contágio

Apesar do presidente Jair Bolsonaro não ter decretado quarentena nacional no combate ao coronavírus, como fizeram outros chefes de Estado ao redor do mundo, vários governadores decretaram o isolamento social e suspenderam todos os serviços considerados não essenciais.

É o caso, por exemplo, de Camilo Santana, no Ceará. Aqui, o decreto fechando o comércio, incluindo cadeias inteiras de produção e serviços, foi estendido até 20 de abril.

Centro de Quixadá, em foto de Cleyton de Paula.

Em Quixadá, no Sertão Central, a maior parte da população aderiu à quarentena. O município tem quatro confirmações da Covid-19 e mais de 20 casos suspeitos. A cidade que costuma ter as noites mais movimentadas da região está com bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes de portas fechadas. Para não zerar totalmente o faturamento, alguns investiram pesado no delivery.

Mas apesar da ampla cooperação popular, muitos estão preferindo dar o seu “jeitinho” para violar a quarentena. Relatos nas redes sociais se multiplicam dando conta de estabelecimentos que deveriam estar fechados, mas que estão funcionando às escondidas. Durante o dia, a movimentação no centro da cidade chega a ser intensa.

A prefeitura local, através de sua Agência de Fiscalização (Agefisq), tem se esforçado para conscientizar a todos e, em alguns casos, fechado portas de locais que insistiram em aglomerar pessoas. Um trabalho importante que tem sido feito é o de afastar uns dos outros os usuários de agências bancárias e casas lotéricas nas filas de espera.

A verdade é que, sem compromisso com a cidadania e sem aceitação de que todos, neste momento, vão inevitavelmente ter perdas financeiras, os decretos de isolamento não surtirão efeitos plenos, e todos são colocados sob risco de contágio. Só piora a situação a demora do governo federal para entregar aos mais pobres os auxílios financeiros para a quarentena. Sem trabalhar e sem dinheiro para alimentar a família, para muitos não há outra saída senão violar o isolamento social.

O Procurador Geral de Justiça do Ceará, Manoel Pinheiro, pediu que a população denunciasse os casos de violações dos decretos do governador cearense. Ele recomenda gravar as violações, com indicação de data, local e os envolvidos e enviar o material para a Polícia Civil ou para o próprio MP-CE pelo seguinte e-mail: [email protected].

O mês de abril terá o período mais crítico no enfrentamento ao coronavírus. O que a população escolher fazer neste mês, cooperar ou dar “jeitinho” para violar quarentena, definirá a curva de contágios, de internações em UTI e de mortes.

Compartilha:

Veja Mais