Quixadá é o município que mais realiza testagem de covid-19 no Sertão Central

Quixadá é o município que mais realiza testagem de covid-19 no Sertão Central.

Quixadá, no Sertão Central, é o município que mais realiza testagem de covid-19 na região. A realização do maior número possível de testes é determinação do prefeito Ilário Marques que, desde cedo, acolheu recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a entidade internacional, a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.

Em Quixadá, conforme dados do boletim epidemiológico de domingo, 07, já haviam sido realizados 2.619 testes de covid. Destes, 1.289 foram confirmados e 1.308 descartados. Apenas a título de comparação, Quixeramobim, segundo maior município da região, realizou até agora apenas 1.108 testes, menos da metade dos números de Quixadá.

Combinado com o grande número de testagens, a realização da maior parte dos procedimentos na própria casa dos pacientes é outra vantagem em Quixadá. Quando se realiza o teste rápido e imediatamente se verifica a confirmação, o paciente recebe das equipes de saúde orientações para realizar o isolamento adequado. E mesmo quando o exame é enviado para o Laboratório Central do Ceará (Lacen), o testado é orientado a guardar quarentena obrigatória em casa.

“Somente dessa forma é possível identificar os infectados e promover seu isolamento para evitar a transmissão. Esse é o método mais eficiente, e foi usado por países como Coreia do Sul, que conseguiram achatar a curva”, afirma o virologista Edison Luiz Durigon, do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo).

De fato, a avaliação de técnicos da saúde consultados pelo DQ é de que, sem essas medidas, o número de infecções, internações, necessidade de UTI e óbitos no município seriam bem mais altos do que os atuais.


Compartilha:

Veja Mais