Projeto de R$ 300 milhões: Quixadá debaterá instalação de complexo fotovoltaico para ter independência energética

364.320 módulos (painéis solares) devem ser instalados no empreendimento.

O município de Quixadá está debatendo a implantação de um complexo fotovoltaico (usina solar) com potência total de 127,5 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes.

Nesta quinta-feira (05), a partir das 10 horas, uma audiência pública na Câmara Municipal será realizada pela Superintendência de Meio Ambiente (SEMACE), pela empresa proprietária do empreendimento (SWS Investimentos em Energia LTDA) e pela Prefeitura Municipal para apresentar o estudo de impacto ambiental do projeto.

Localização do empreendimento.

A expectativa do Poder Executivo é de que o chamado Complexo Fotovoltaico Quixadá seja instalado na Fazenda Lagoa de Junco (área total de 312,5 hectares), na localidade do Barbosa, distrito de Várzea da Onça, na zona rural do município.

O projeto é dividido em duas usinas, Quixadá I e Quixadá II, com aproximadamente 364.320 módulos (painéis solares) instalados. O investimento total é de cerca de R$ 300 milhões.

ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia fotovoltaica é uma opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa.

Uma usina fotovoltaica é composta por unidades geradoras individuais chamadas de módulos fotovoltaicos, posicionados de modo a captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica em corrente contínua.

Os módulos fotovoltaicos são acomodados sobre uma estrutura mecânica fixa ou móvel, normalmente de aço ou alumínio, instalada no solo por bases de cimento ou estacas. Todas as estruturas metálicas e equipamentos da planta são aterrados para proteção contra descargas.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais