Programa em Banabuiú já forneceu quase 200 mil litros de leite às famílias carentes

Programa já forneceu quase 200 mil litros de leite às famílias carentes em Banabuiú

O sucesso do desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Banabuiú pode ser medido pelos números. Quase 200 mil litros de leite já foram distribuídos pela ação, que leva leite pasteurizado às escolas, hospital municipal e aos centros de referência da assistência social (CRAS), garantindo segurança alimentar e nutricional a todos os usuários destes serviços.

O programa é uma parceria do município de Banabuiú com os governos federal e estadual, executado pela secretaria municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente em colaboração com as entidades envolvidas.

O PAA foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003 e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, inclusive o leite,  e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, rede pública de ensino e rede pública hospitalar.

Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Em números precisos, o município de Banabuiú já distribuiu 181.993 mil litros de leite por intermédio do programa, desde 2017, quando a ação voltou a ser executada na cidade. Desde que foi emancipada, Banabuiú só havia recebido a ação do PAA uma única vez. O prefeito Edinho Nobre tornou o programa uma constante.

A ação beneficia, além das famílias carentes, o hospital e as escolas do município, que recebem além de leite, outros alimentos como verduras, legumes e até carnes e peixes. O secretário de agricultura de Banabuiú, Romário Lima, fala que a iniciativa tem um balanço positivo e que Com a distribuição de leite e alimentos para crianças em situação de vulnerabilidade, estaremos garantindo o direito constitucional de acesso a alimentação saudável e proporcionando nutrição para estas crianças, garantindo assim um futuro mais digno, justo e seguro às mesmas.


Compartilha:

Veja Mais