Amor, solidariedade e organização diante de desastres naturais

Você talvez os conheça por seu trabalho de visitas de casa em casa, quando compartilham a crença de que a Terra um dia será um paraíso. O que você talvez não saiba sobre eles é que pertencem a uma religião com capacidade impressionante de mobilização voluntária dos próprios membros diante de desastres naturais.

As Testemunhas de Jeová enfrentam os mesmos problemas que o resto das pessoas, mas elas tem um benefício diante de desastres: sabem que sua organização não ficará parada até que uma por uma receba toda a ajuda possível.

Curiosamente, a religião não cobra dízimos nem vende qualquer produto, mas depende inteiramente de donativos voluntários, não identificados, dos próprios membros. É a generosidade dessas pessoas que permite à esta organização manter um robusto programa de socorro, de alcance internacional, com desembolso de milhões de dólares todos os anos.

No Brasil, por exemplo, a religião mantém banco de dados com as habilidades profissionais de milhares de voluntários de todo o país. Diante de catástrofes, Comissões de Ajuda Humanitária dão uma resposta, em geral, muito rápida. Faz parte da rotina de reuniões do grupo oferecer, de tempos em tempos, instruções detalhadas sobre como lidar com desastres naturais e outras emergências.

Apesar dessa ajuda ser oferecida a todas as pessoas, mesmo as que não são da religião, as TJ consideram inadmissível deixar seus membros desamparados, sem receberem ajuda e apoio.

Assim, em desastres como o que ocorre no Rio Grande do Sul, os fiéis que ficaram desabrigados são conduzidos para casas de “irmãos de fé”, que oferecem alimento e abrigo, às vezes por tempo indeterminado. Após a crise, avaliações são feitas pelas Comissões de Ajuda Humanitária. Até casas são reparadas ou totalmente reconstruídas. Como se fosse mesmo uma grande família cuidando das próprias necessidades.

“Também tentamos dar o apoio emocional e espiritual que as vítimas tanto precisam”, explica o jw.org, site oficial da religião.

Num mundo marcado pelo egoísmo, pela exploração religiosa e pela busca desenfreada de lucros financeiros, é bom conhecer a força da união de pessoas simples que, juntas, mostram como o amor pode ser sempre mais forte.

Outras curiosidades sobre as Testemunhas de Jeová

– A religião não cobra dízimos ou ofertas. Doações voluntárias não identificadas mantém as atividades no Brasil e em outros 239 países, ilhas e territórios.

– A religião mantém o site JW.ORG, o mais traduzido do mundo, disponível em mais de 1 mil idiomas.

– A religião se mantém neutra em questões políticas, não apoia candidaturas a cargos políticos nem participa de campanhas eleitorais. Elas respeitam os governos eleitos e pagam seus impostos.

– Não lutam em guerras nem usam armas.

________
Texto e edição: Gooldemberg Saraiva

Compartilha:

Veja Mais