Prefeitura de Quixadá estuda remover Cruzeiro original para preservação e substituir por outro bem maior

Foto: Chico Javali.

A prefeitura de Quixadá estuda remover o famoso Cruzeiro construído em 1934 no topo da chamada “Pedra do Cruzeiro”, monólito gigantesco localizado bem no centro da cidade. Em seu lugar seria construído um cruzeiro novo, bem maior, com estrutura metálica iluminada, encaixado dentro de um esquema de recuperação do espaço, com vistas ao aumento das visitações e da exploração turística.

O Diário de Quixadá tentou conversar sobre o assunto com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit, mas ele preferiu não adiantar os detalhes acerca do projeto. Um amplo diálogo com historiadores e a população deve decidir se a ideia será ou não ser executada. Confirmou, porém, que a informação é verdadeira. O plano, segundo ele, é fazer com que o cruzeiro original passe por uma restauração e seja colocado para exibição pública, provavelmente no museu histórico Jacinto de Sousa, em local devidamente protegido.

Atualmente, o cruzeiro divide espaço com antenas comerciais instaladas irregularmente há anos no local. Mesmo havendo uma lei municipal, datada de 2004, proibindo a instalação deste tipo de equipamento na Pedra do Cruzeiro, nenhum gestor tentou evitar a exploração descabida. Pedro Baquit já havia afirmado antes que está, também, em progresso, articulações para limpar o monólito altamente estratégico para exploração turística no município, retirando de lá todas as instalações irregulares.

Antenas na Pedra do Cruzeiro, em Quixadá, serão removidas para instalação de mirante


Compartilha:

Veja Mais