Prefeito de Quixadá começa a montar plano emergencial em caso de agravamento da crise com coronavírus

Prefeito de Quixadá começa a montar plano emergencial em caso de agravamento da crise com coronavírus.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, reuniu nesta quinta-feira, 12, todo o secretariado municipal e servidores do núcleo da secretaria de saúde, para começar a trabalhar num plano emergencial para o caso de agravamento da crise com o coronavírus.

O município tem um caso suspeito sendo analisado pelo Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

Atualmente, apenas quatro hospitais no Ceará estão habilitados para lidar com isolamento de casos suspeitos e execução de exames para identificar o novo vírus. O HRSC é um deles.

Aumento abrupto de casos no Brasil

O Brasil está se preparando para o crescimento rápido no número de casos da doença Covid-19 (causada por novo tipo de coronavírus). A afirmação é do secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que esteve no Senado nesta quarta-feira (11) para participar de audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). A doença foi classificada como pandemia nesta quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

— A partir de agora, deve aumentar o número de casos de transmissão local. E nós devemos entrar, em uma ou duas semanas, no que é mais grave, que nós chamamos de transmissão comunitária. As pessoas vão contrair a doença sem que nós consigamos estabelecer a origem do vírus, quem transmitiu o vírus — explicou.

Até agora, segundo o secretário, os casos registrados no Brasil são de pessoas que contraíram o vírus em viagens ou tiveram contato com pessoas nessa infectadas. A evolução rápida, com um pico no número de casos, foi registrada em todos os países que registram há mais tempo os casos dessa doença, e deve começar nos próximos dias no Brasil.


Compartilha:

Veja Mais