Prefeito de Quixadá anuncia inauguração da base da Ciopaer no município para sexta-feira (06)

A base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) no Sertão Central será finalmente inaugurada. O anúncio foi dado na tarde desta terça-feira (03), pelo prefeito de Quixadá, Ilário Marques.

A solenidade de inauguração acontecerá às 10 horas da próxima sexta-feira (06), no Aeroporto de Quixadá, e contará com a presença do governador Camilo Santana, que fará também a entrega da aeronave.

Assista ao anúncio:

A CIOPAER

O Ciopaer é um órgão especial de execução da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, que tem como missão prestar apoio aéreo a todas as unidades da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, bem como Entidades Governamentais e de Defesa Civil. Possui características especiais destinadas ao combate à criminalidade.

O HELICÓPTERO

Modelo H135helionix da empresa franco-alemã Airbus.

Foram adquiridos dois helicópteros modelo H135helionix da empresa franco-alemã Airbus. As duas aeronaves que já estão no Ceará serão as primeiras desse modelo a operar no Brasil.

O H135helionix possui piloto automático de quatro eixos, que possibilita que o equipamento fique parado no ar sozinho, sem auxílio do piloto. Em comparação com as aeronaves que operam atualmente na Ciopaer, os novos helicópteros podem levantar voo com 80 a 100 kg a mais de peso e têm 20 minutos a mais de autonomia de voo. Os instrumentos de navegação e de gerenciamento da aeronave são mais modernos. Além de virem com configuração para multimissão, com a possibilidade de ser uma UTI aérea.

Os dois helicópteros que foram adquiridos pelo Governo do Estado ampliarão o raio de ação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas  (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com o reforço das aeronaves será possível a instalação de mais uma base da Ciopaer no Interior, na região do Sertão Central, distribuindo assim o atendimento para quatro regiões – já opera em Fortaleza e RMF, Norte (Sobral) e Sul (Juazeiro do Norte).

O tempo de resposta para qualquer ponto do Estado será otimizado para, no máximo, 40 minutos. O benefício não se restringe ao apoio aéreo para as ações de segurança pública, em operações de saturação e perseguições; mas também no combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos, como o socorro a vítimas de acidentes e afogamentos – tanto no litoral como em açudes -, e para o transplante de órgãos, em que o Ceará é referência no Brasil.

A aquisição da aeronave passou por estudos e avaliações técnicas e jurídicas, por parte de todos os órgãos envolvidos no processo, sob supervisão e orientação da Procuradoria Geral do Estado. A fabricante é a mesma que equipa toda a frota da Ciopaer, o que implica em aproveitamento de know how e de logísitica de manutenção, bem como atesta a qualidade de operação inclusive durante a noite, mantendo em 24 horas a capacidade de atuação aérea da segurança pública cearense.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais