Um grande evento, realizado na sexta-feira, 21, nas dependências do balneário Cedro Clube de Quixadá, reuniu profissionais e autoridades municipais para marcar a entrega de mais de 650 equipamentos, mobiliários e fardamentos novos para a Secretaria de Saúde deste município.
Estiveram presentes, comemorando a aquisição, o prefeito Ilário Marques e a Secretária de Saúde, Juliana Câmara. Também o coordenador regional de saúde do governo do estado, Wellington Xavier e o Secretário Executivo do Consórcio de Saúde do Sertão Central, Neto Dias.
Uma peça teatral foi encenada para retratar a exitosa batalha da prefeitura local contra o mosquito aedes aegypti. A atual administração recebeu o município com uma taxa de infestação predial em mais de 12%. De acordo com o Ministério da Saúde, esta taxa com números acima de 3,9% indica risco de iminente epidemia para doenças como dengue, zika ou chikungunya. Portanto, a situação em Quixadá era realmente perigosa. Atualmente, porém, este índice está em pouco mais de 2%.
“O trabalho sério, os esforços de todos é que trouxeram essa nova realidade”, disse Juliana Câmara.
Em seu discurso, Ilário Marques lamentou o estado em que encontrou a prefeitura após seu retorno. Segundo ele, a gestão interina interrompeu a aquisição de material médico hospitalar, quebrou contratos com funcionários terceirizados e cancelou licitações, o que prejudicou imensamente, em especial, a pasta da saúde.
“Nós vinhamos num embalo, com muita coisa acontecendo. E aí no melhor momento da gestão aconteceu aquela grande injustiça, que foi o nosso afastamento”, disse. “O que eles fizeram na prefeitura durante esses três meses foi, possivelmente, por outros interesses”, acrescentou.
Marques revelou que o material que estava sendo entregue ali para os agentes de saúde e agentes de endemias já havia sido adquirido antes do seu afastamento judicial, mas que ninguém na gestão interina sequer se importou com isso.
No final do evento, o prefeito revelou que está negociando com a Caixa Econômica Federal um financiamento de R$ 5 milhões, dois dos quais serão destinados à aquisição de mais material médico hospitalar para a saúde do município.
Foram entregues, desta vez, fardamento e material de trabalho novos para as agentes de saúde e para os agentes de endemias, bem como centenas de equipamentos e mobiliário para as Unidades Básicas de Saúde.
Confira a seguir algumas fotos de parte dos equipamentos que ficaram em exposição no evento.