Quixadá detecta aumento da presença do mosquito e determina atuação do carro fumacê

Quixadá detecta aumento da presença do mosquito e determina atuação do carro fumacê

A Secretaria de Saúde de Quixadá afirmou, na manhã desta terça-feira, 26, ter detectado aumento da presença do mosquito aedes aegypti em sua fase adulta em vários bairros. Por este motivo, a partir de hoje o chamado carro fumacê vai cobrir toda a cidade. “A aplicação do UBV pesado tem o objetivo de eliminar o mosquito adulto e com isso cortar a cadeia de transmissão das doenças por ele causadas”, diz em nota.

O mosquito é de tal sorte exitoso em se reproduzir que apenas o poder público não consegue vencê-lo. É fundamental que a população se envolva no combate ao aedes aegypti. “Salientamos que o CARRO FUMACÊ não reduz índice de infestação, para esse fim precisamos eliminar os criadouros do mosquito que são recipientes com água parada desprotegidos como caixa d’agua sem vedação, potes e outros recipientes usados para acumular água descobertos, pneus ao ar livre, entre outros. A contribuição da população para eliminação dos criadouros é imperativa e imprescindível”, ressalta a secretaria de saúde.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:

CHEGADA DO CARRO FUMACÊ AO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ

O início do ano, com a chegada das chuvas, traz sempre a preocupação com as Arboviroses (dengue, chikungunya e Zika).

A Secretaria da Saúde, através do núcleo de Vigilância em Saúde, desde o início de janeiro, como tem feito sempre desde de 2017, vem intensificando as ações de vigilância e controle por meio do acompanhamento rigoroso das notificações de casos suspeitos de arboviroses e do bloqueio focal com bomba costal motorizada nos bairros que há notificação desses casos, além das ações de rotina de controle químico, peixamento e telamento realizadas pela equipe de endemias.

A vigilância sempre constante e alerta identificou um aumento dos números de casos distribuídos de forma irregular em vários bairros da cidade.

Essa situação motivou a Secretaria Municipal da Saúde solicitar à Secretaria Estadual da Saúde o envio do Ultra Baixo Volume pesado (CARRO FUMACÊ).

A aplicação do UBV pesado tem o objetivo de eliminar o mosquito adulto e com isso cortar a cadeia de transmissão das doenças por ele causadas.

Salientamos que o CARRO FUMACÊ não reduz índice de infestação, para esse fim precisamos eliminar os criadouros do mosquito que são recipientes com água parada desprotegidos como caixa d’agua sem vedação, potes e outros recipientes usados para acumular água descobertos, pneus ao ar livre, entre outros. A contribuição da população para eliminação dos criadouros é imperativa e imprescindível.

O Carro Fumacê começará seus trabalhos no dia 26 de março no final da tarde. Serão realizados 03 (três) ciclos de pulverização, 01 (um) por semana, onde todos os bairros, incluindo o Residencial Rachel de Queiroz, serão contemplados. Cada ciclo terá uma duração de aproximadamente 04 (quatro) dias e contará com uma equipe de 07 (sete) profissionais distribuídos em 03 (três) carros com o equipamento de UBV acoplado.   Solicitamos a população que quando o carro estiver passando por seu bairro abram suas portas e janelas para facilitar a entrada do inseticida no domicílio.

A Secretaria da Saúde está trabalhando sempre como muita responsabilidade e compromisso para CUIDAR BEM DAS PESSOAS.


Compartilha:

Veja Mais