Enfrentar o calor em uma região como o Sertão Central do Ceará não é das tarefas mais fáceis. Agora imagine passar cerca de cinco horas ou mais em um ambiente fechado, em que a ventilação nem sempre funciona ou dá conta das altas temperaturas. Esta é a realidade de muitas escolas municipais da região. Levando em consideração este cenário, a prefeitura de Quixadá vai climatizar todas as escolas do município, segundo apurou o DQ.
“A maioria das escolas de Quixadá estão há oito anos sem receber qualquer medida de manutenção e conservação. Estamos realizando essa manutenção e todas vão passar por maiores ou menores reformas até o final de março de 2020, dentro do cronograma que já estabelecemos”, disse Ilário Marques em sua fala na última quinta-feira, 10, durante plenária com lideranças de todos os distritos.
O gestor também revelou que as escolas deverão ser climatizadas até março de 2020. “Se não conseguirmos 100% das escolas nesse prazo, tenho certeza que alcançaremos quase isso”, disse.
A prefeitura já comprou 130 aparelhos de ar-condicionado e deve começar o processo de instalação ainda nesta semana. Pequenos serviços estão sendo realizados para adequar as salas para a climatização.
A medida é realmente importante e pode afetar, inclusive, a capacidade de aprendizado dos alunos. O desconforto térmico faz com que os pequenos tenham dificuldade na concentração, agitação psicomotora e diminuição na capacidade de assimilação. Em casos extremos de calor, eles podem até mesmo apresentar sintomas físicos, como queda da pressão sanguínea, mal-estar e desidratação. Por todos estes motivos, é importante que as salas sejam mesmo refrigeradas.