Colapso em Amazonas: Com hospitais sem vagas de UTI, idosa de 80 anos foi orientada a morrer em casa

Colapso em Amazonas: Com hospitais sem vagas de UTI, idosa de 80 anos foi orientada a morrer em casa. (Foto meramente ilustrativa)

Uma idosa foi orientada a morrer em casa no hospital Delphina Aziz, referência para o coronavírus no Amazonas. Relatos que dão conta da situação de colapso do hospital foram divulgados na Folha de S. Paulo. O Estado tem a taxa de incidência mais alta do país (19,1 por 100 mil habitantes) e está entre as cinco unidades da federação com indícios para a fase de aceleração descontrolada da propagação do vírus.

Funcionário do Delphina Aziz informa que os leitos estão lotados. O governo, entretanto, anunciou apenas 19 leitos a mais até este fim de semana. A unidade perdeu a capacidade de atender pacientes que chegam em estado grave, relata ele. A família da octagenária foi orientada a levá-la para casa para se despedir. Só houve a abertura de vagas na UTI após dois óbitos.

Os mortos estão sendo levados a dois contêineres resfriados.

Já foram registrados cerca de mil casos no Estado e 50 óbitos por conta do vírus. O governo do Amazonas prevê que o pico de contaminação no estado ocorrerá entre o final deste mês e o início de maio. (Com informações da Folha de São Paulo)


Compartilha:

Veja Mais