Exposição “Design por Mulheres” chega, no próximo dia 13, à Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá

Exposição "Design por Mulheres" chega, no próximo dia 13, à Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá
Exposição “Design por Mulheres” chega, no próximo dia 13, à Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em Quixadá, recebe a exposição “Design por Mulheres”. A mostra, que terá abertura no dia 13 de setembro, às 19h, apresenta um panorama da trajetória de nove mulheres designers, que expressivamente produziram repertórios singulares contribuindo para a construção e transformação do cenário do design dentro e fora do Brasil.

Outrora em cartaz no Museu de Arte da UFC (Mauc), a exposição, coordenada pela professora Tania Vasconcelos, nasce de uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará, que almeja essencialmente dar visibilidade à mulher designer. Com entrada franca, a exposição estará aberta para visitação até 20 de outubro deste ano na Casa de Saberes, trazendo a obra de nomes como Lina Bo Bardi, Lygia Pape, Bea Feitler e Emilie Chamie.

O desejo coletivo de investigar e desbravar a produção feminina em contrafluxo à história do Design partiu da pesquisa realizada por estudantes do curso de graduação em Design e agora ganha forma em contexto expositivo. Após ficar em cartaz no Mauc, a exposição “Design por Mulheres” é recebida pela Casa de Saberes.

Na mostra, acompanhamos uma história ainda em construção do design e da trajetória de mulheres por essa vertente artística. A curadoria de Luciana Eloy e Cláudia Marinho constrói uma narrativa através de dois núcleos estruturais: um histórico, que apresenta Bea Feitler, Emilie Chamie, Lina Bo Bardi e Lygia Pape, pioneiras que semearam as primeiras concepções de um design feito por mulheres; e um contemporâneo, que apresenta Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Joana Lira e Paula Dib.

O projeto pontua que o design no Brasil contou com mulheres na sua linha de frente e como suas práticas influenciam hoje em produções contemporâneas. A exposição tem o objetivo de partilhar conhecimento e proporcionar uma  experiência a todos que se permitirem fluir pelas trajetórias apresentadas e entrelaçadas entre si. A exposição apresenta a oportunidade de conhecer a produção feminina de design, tanto nas trajetórias contadas quanto na concepção da própria exposição.

Formação: oficinas com as designers

Além de apreciar a exposição “Design por Mulheres”, o público poderá ter um momento de vivência em oficinas com as artistas Paula Dib, Fátima Finizola e Joana Lira, que participam da mostra. As datas das oficinas na Casa de Saberes serão divulgadas em breve.

O processo formativo se estende para a equipe do equipamento cultural. “Esse é um momento que a Casa de Saberes se debruça sobre um processo de pesquisa, mediação e formação. Essa exposição será um objeto de estudo para a equipe da Casa de Saberes. Teremos um processo interno de formação: desde a questão da formação propriamente dita dos mediadores à questão de como a exposição se relaciona com o público”, destaca a Coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Paula Geórgia Fernandes.

Serviço:
Exposição
“Design por Mulheres”
Abertura:
13 de setembro, às 19h.
Visitação:
até 20 de outubro de 2018. Segunda à sexta, das 08 às 12h e de 13h às 18h.
Local:
Casa de Saberes Cego Aderaldo – R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá.
Entrada Franca.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais