Criança de Quixadá de apenas 8 anos está intubada no hospital Albert Sabin, em Fortaleza, lutando pela vida

Foto meramente ilustrativa de uma UTI com paciente internado por covid-19. Neste momento, uma criança de Quixadá de apenas 8 anos luta pela vida em internação no hospital Albert Sabin, em Fortaleza.

Uma criança de apenas 8 anos de idade, natural de Quixadá, luta neste exato momento por sua vida no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, onde está internada desde a semana passada com suspeita de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A batalha da criança para sobreviver começou ainda na semana passada, quando o quadro clínico dela se agravou. Felizmente, a equipe e os instrumentos da unidade covid de Quixadá puderam fornecer um primeiro auxílio, até que uma UTI fosse disponibilizada na capital.

Para se ter uma ideia de como a situação está difícil, houve um momento em que, ou a criança seria transferida de forma imediata para uma UTI, ou não sobreviveria. Não dava para esperar mais. Apesar da situação, as ambulâncias do SAMU destinadas ao transporte de pacientes com suspeita de covid-19, estavam todas em outras ocorrências. Uma ambulância de Quixadá foi preparada e um médico local se dispôs a acompanhar a criança na viagem inteira, ajudando-a a respirar com ajuda de instrumentos da unidade covid local.

Não é algo simples intubar uma pessoa, especialmente uma criança. Mas a ambulância saiu de Quixadá com instrumentos e um médico preparado para intubá-la a qualquer momento. Felizmente, não foi necessário fazer isso durante a viagem.

Além desta criança, há outro paciente de Quixadá, um adulto, internado em estado grave no hospital Cesar Cals, na capital. Outros 3 pacientes de Quixadá respiram com ajuda de aparelhos em UTI’s do Hospital Regional do Sertão Central. Todas as 30 vagas de UTI do hospital já estão ocupadas.


Compartilha:

Veja Mais