Como em 2016, apoiadores de Ricardo Silveira apostam tudo em pesquisa contratada por aliado

Como em 2016, apoiadores de Ricardo Silveira apostam tudo em pesquisa contratada por aliado.

Na reta final da campanha de 2016, aliados do médico Ricardo Silveira (PSD) comemoraram o que seria a vitória eleitoral com mais de 5 mil votos de diferença. A base para a alegria era uma pesquisa interna que ficou famosa, naquela época, como “pesquisa da tia Valéria”. Nas urnas, porém, o candidato Ilário Marques (PT) sagrou-se vitorioso com 6.210 votos de diferença.

Neste sábado (07), apoiadores do médico voltaram a comemorar a divulgação de uma pesquisa, desta vez registrada, na qual o candidato aparece com 47,3% das intenções de voto. Realizada entre os dias 2 e 5 de novembro pela Zaytec, a pesquisa entrevistou 400 pessoas para tentar medir a vontade dos quase 60 mil eleitores do município.

Quem encomendou a pesquisa? O empresário Marcio Aurélio, ex-secretário da gestão João da Sapataria e conhecido adversário político de Ilário Marques. É, também, apoiador de Ricardo Silveira.

A pesquisa apresenta um cenário em que um dos concorrentes, novato nas disputas eleitorais, o advogado Sergio Onofre (Cidadania), chega a ter rejeição maior que a de Ricardo Silveira. O dado foi recebido por observadores das disputas em Quixadá como estranho.

De novo, em vez de reconhecer o que a pesquisa realmente diz, isto é, a possibilidade de um empate técnico, apoiadores do médico apostam tudo na descrição de que a vitória será por mais de 5 mil votos. Com margem de erro de 5% para mais ou para menos, o que a pesquisa realmente mostra é que Ilário Marques e Ricardo Silveira podem, sim, oscilar para um espaço de indefinição. 

A pesquisa final, aquela das urnas, surpreendeu os eleitores de Ricardo Silveira em 2016. Se vai ou não acontecer de novo em 2020, só o dia 15 de novembro vai mostrar. Até lá, resta uma semana inteira de trabalho para as cinco campanhas. Como pesquisa é fotografia de momento, mais uma semana pode alterar completamente o cenário da pesquisa Zaytec. A eleição em Quixadá está aberta a todas as possibilidades.


Compartilha:

Veja Mais