Os quatro dias de carnaval em Quixadá, no Sertão Central, ficaram marcados pela tranquilidade, paz, alegria e adesão maciça da população, que lotou a Praça José de Barros.
O evento contou com apoio importante da Polícia Militar. Embora parte da corporação no Ceará tenha aderido à paralisação, policiais militares trabalharam para garantir a ordem e a segurança dos foliões em Quixadá. Mérito também da Polícia Civil, que não mediu esforços e usou toda a sua estrutura e inteligência para criar as condições necessárias para realização da festividade.
A prefeitura também garantiu seguranças contratados e inovou com um sistema especial de videomonitoramento que registrou tudo o que aconteceu no local do evento e seus arredores.
Mais essencial ainda, o folião em Quixadá deu exemplo de consciência quanto à situação de crise na segurança do Estado e promoveu um carnaval de paz na Praça José de Barros. Para se ter uma ideia, nenhuma ocorrência policial de natureza grave foi registrada durante os quatro dias no local da festa.
As atrações musicais no carnaval quixadaense foram Forró Real, Aldair Playboy, Taty Girl e Júnior Vianna, além dos cantores da própria cidade, como Lívia Mara, Dieguim do Quixadá e Igor Patiely. O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Pedro Baquit, avalia que durante os quatro dias de evento cerca de 80 mil pessoas tenham passado pela Praça José de Barros. Boa parte desta multidão também brincou o carnaval em outros espaços da cidade e gastou dinheiro, aquecendo a economia local, que vê no feriado uma das melhores oportunidades do ano.
Ainda no primeiro dia de Carnaval, o prefeito Ilário Marques anunciou que Xand Avião será uma das atrações do Pula Fogueira 2020. A multidão na praça reagiu com muitos aplausos. No segundo dia foi anunciado também a participação do Zé Cantor, o que mostrou que a edição do Pula Fogueira deste ano promete ser a maior da série histórica.
Antes do carnaval, grupos políticos de oposição ao governo quixadaense pediram o cancelamento da festa. Não apenas fizeram isso, mas houve até quem tentasse assustar os foliões, noticiando atos de violência na Zona Rural como se tivessem acontecido dentro da programação oficial de carnaval. Mas a boa organização, a parceria com as polícias e o forte esquema de segurança montado, além do desejo dos próprios quixadaenses de fazer uma festa alegre garantiu que tudo acontecesse da melhor forma possível, e a resposta da população ao terrorismo midiático com interesses políticos foi a adesão maciça ao evento.