Câmeras monitoradas pela PM em Quixadá enxergam em alta resolução até objetos pequenos na palma das mãos

Tenente-coronel Antonio George Vidal, subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar.

“Sorria, você está sendo filmado!”, é um aviso que podemos encontrar em vários estabelecimentos  para prevenir os visitantes de que suas ações estão sendo registradas.

Aqueles que entram na cidade Quixadá e que circulam nas ruas do seu centro também estão sendo permanentemente monitorados. É que o sistema de videomonitoramento por câmeras instaladas em várias torres já esta funcionando.

No quartel da Polícia Militar, onde está funcionando a central de controle do novo equipamento de segurança pública, policiais especialmente treinados para a atividade observam tudo o que acontece.

De acordo com o tenente-coronel Antonio George Vidal, subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, as câmeras são de alta tecnologia, “coisa de primeiro mundo”, como gosta de definir. Ele explica que as imagens são de alta resolução e as câmeras conseguem capturar com perfeição o rosto dos transeuntes, motociclistas e motoristas.

Nem pequenos objetos nas mãos das pessoas escapam. E foi assim que a polícia conseguiu desarticular várias atividades criminosas, tais como pontos de tráfico. Acidentes e violações à legislação de trânsito também são facilmente verificáveis pelo novo sistema. O tenente-coronel Vidal explica que os cidadãos poderão entrar com requerimento de imagens caso sofram ações como agressão ou assaltos pelas ruas da cidade.

Para a PM, o novo equipamento será de grande utilidade na prevenção e combate a ações ilícitas durante os grandes eventos no centro da cidade, tais como carnaval e pula-fogueira.

O sistema de videomonitoramento ainda não foi oficialmente inaugurado pelo governo do Estado, mas está em pleno funcionamento.


Compartilha:

Veja Mais