As negociações do prefeito de Quixadá, Ilário Marques, com o Grupo Zahonero, um dos mais importantes fabricantes mundiais de componentes para calçados, avançaram nesta última semana.
Há cerca de dois meses o prefeito Ilário e seu Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Baquit, vem apresentando o portfólio quixadaense, destacando as vantagens de ter uma unidade da Zahonero instalada no município. Tiveram o apoio do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) que, por solicitação do próprio Ilário e do Deputado Osmar Baquit, aceitou atuar para zerar alguns impostos em troca de receber a indústria em Quixadá.
Rael Michaelsen e Salvador Ribo Mesquida, representantes da multinacional, foram recebidos em Quixadá neste mês de fevereiro e gostaram do que viram. Acreditam que a cidade está se preparando bem para uma nova fase de expansão e até aprovaram locais para a instalação dos escritórios e fábrica.
As negociações prosseguem em sua fase de maior burocracia, mas a expectativa é de que, já nos primeiros meses após instalada, a Zahonero crie em Quixadá cerca de 200 empregos diretos, com possibilidade de expansão contínua.
O Grupo Zahonero
O Grupo Zahonero é um dos mais importantes fabricantes mundiais de componentes para calçados, com destaque em sua performance no segmento de espumas de látex. Com mais de 60 anos de experiência, o Grupo, hoje, é representado através de dez unidades, entre plantas industriais e escritórios comerciais situados na Europa, América e Ásia.
Atuando junto ao mercado mundial, o Grupo Zahonero vem acumulando uma enorme experiência com o desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades de cada mercado e realiza um intercâmbio entre suas unidades, o que permite oferecer produtos de qualidade crescente em todo o mundo.
No Brasil, o Grupo está instalado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em um dos principais pólos da indústria calçadista brasileira.
Com mais de 26 anos de atuação no mercado brasileiro, a Zahonero Brasil fabrica suas espumas e faz as dublagens utilizadas na fabricação de bojos para lingerie, moda praia e fitness.
A Zahonero Brasil foi a pioneira na fabricação de espumas e do processo de termo conformação de poliuretano poliéter(PU) no país, o que permite hoje à empresa produzir bojos de excelente qualidade com custos reduzidos.