Areninha em Quixadá representa compensação histórica pela ausência do poder público em Bairros carentes

Autoridades participam da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Areninha em Quixadá.

O Bairro Monte Alegre, na periferia de Quixadá, é considerado um bairro ainda carente de investimentos. Em igual situação estão os bairros vizinhos, Boto e Planalto Nova Jerusalém. Apesar da grande quantidade de famílias que moram nestes lugares, havia pouco investimento em espaços de convivência e na criação de instrumentos de inclusão social. Esta realidade, agora, começou a mudar. Neste ano, o prefeito Ilário Marques determinou-se a cuidar de algumas demandas e reivindicações justas daquelas comunidades carentes.

Começou por colocar fim ao lixão, um lugar que comprometia gravemente a saúde e a segurança das pessoas. Constantes queimadas espalhavam fumaça tóxica que era absorvida, inclusive, por crianças e idosos. A sujeira que se espalhava sem controle, a presença de animais e as demais características de uma área ambientalmente degradada comprometia o usufruto saudável da vida nestes lugares. Esta realidade triste acabou! O lixão não existe mais e todo o lixo recolhido na cidade está tendo uma destinação ambientalmente correta, para um aterro sanitário localizado no município de Senador Pompeu.

Neste sábado, 25, outro investimento gigantesco nesta região carente teve sua ordem de serviço assinada. Bem no centro dos três bairros, num terreno na avenida de acesso ao famoso Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, será construída uma Areninha, espaço dedicado ao esporte e ao poder que o esporte tem de oferecer caminhos de paz à juventude. A obra está orçada em mais de R$ 2 milhões.

A Areninha de Quixadá terá gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para cadeirantes. O campo terá 85 metros de comprimento e 60 metros de largura.

Junte-se a isto os novos cuidados com iluminação, limpeza urbana, cobertura dos serviços de saúde e segurança e será possível dizer que esta área carente de Quixadá está, atualmente, recebendo uma compensação histórica pela ausência da presença do poder público em seu meio. Os investimentos valorizarão terrenos, imóveis e atrairão novos negócios, transformando a realidade das pessoas pobres que moram ali.

TODO O MUNICÍPIO GANHA

Apesar de impactar diretamente na vida cotidiana dos três bairros citados acima, a construção da Areninha vai trazer ganhos reais para todo o município. A ideia é que a prefeitura crie uma programação esportiva. A secretaria de esportes poderá, por exemplo, realizar campeonatos. A secretaria de educação, por sua vez, poderá montar uma programação para que os juventude usufrua do novo espaço.

A assinatura da ordem de serviço teve a presença do Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana, do Secretário de Esporte do Estado, Euler Barbosa, do Deputado Estadual Osmar Baquit e da Deputada Estadual Rachel Marques, além, claro, do prefeito Ilário Marques, vereadores, secretários municipais e representantes de cada comunidade.


Compartilha:

Veja Mais