A Transnordestina Logística S/A está implementando um novo cronograma visando acelerar as obras de construção da ferrovia que leva o mesmo nome e iniciar a operação o mais rápido possível.
A rota ferroviária, que tem seu ponto de partida em Eliseu Martins, no Piauí, e percorre cidades como Trindade, Salgueiro, Missão Velha, Iguatu, Lavras da Mangabeira, Acopiara, Quixadá, com destino final ao Porto do Pecém, em Fortaleza, visa conectar importantes regiões produtoras do Nordeste brasileiro.
De acordo com o cronograma da empresa, até o final de 2025 será possível realizar transportes internos na ferrovia. “Aqui, tem uma região importante de produção agropecuária, você pode trazer milho, soja, farelo, para essa região, que seria uma fase de comissionamento. Você começa a fazer transportes internos e, à medida que isso for prosperando, você vai subindo (as obras)”, afirma Tufi Daher Filho, Diretor-presidente da Transnordestina Logística S/A.
A previsão é de que, até 2027, o trecho entre Quixadá e o Porto do Pecém já esteja em funcionamento.
Além de impulsionar a integração nacional, o projeto também tem como objetivo incentivar a produção local e promover o surgimento de novos negócios ao longo da rota.
No estado do Ceará, a ferrovia passará por cidades como Quixadá, Iguatu, Senador Pompeu, Missão Velha, Baturité e Maranguape, até alcançar o Porto do Pecém, ampliando as possibilidades de escoamento da produção da região.
A construção dessa ferrovia representa não apenas um avanço na infraestrutura de transporte, mas também um impulso para o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas, estimulando a produção local, criando oportunidades de negócios e fortalecendo a integração entre os estados do Nordeste brasileiro. (com informações do Diário do Nordeste)