Família cearense é investigada por fingir câncer na filha para arrecadar fundos solidários

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) está investigando uma família da cidade do Crato por suspeita de ter simulado uma doença rara na filha para arrecadar cerca de R$ 32 mil em campanhas de solidariedade. Os suspeitos alegavam que o dinheiro seria usado para uma cirurgia em São Paulo, com a vinda de uma médica japonesa especialmente para o procedimento.

A história ganhou notoriedade e foi divulgada por veículos de comunicação locais, com o objetivo de mobilizar a comunidade para contribuir com os fundos necessários para a operação.

No entanto, o portal News Cariri descobriu a fraude quando o pai da jovem entrou em contato pedindo para retirar a reportagem do ar, alegando descontentamento por parte da sogra com a repercussão. O diretor do portal, Wesley Martin, começou a fazer questionamentos sobre a cirurgia, como os exames que comprovavam a doença e o nome da médica responsável.

Após obter informações contraditórias e não encontrar respaldo nas clínicas mencionadas, Wesley procurou um médico que havia visitado a residência da família. O profissional também relatou ter sentido insegurança nas conversas com os pais e afirmou não ter visto os exames.

Diante das suspeitas, Wesley sugeriu que a família entregasse todo o dinheiro arrecadado para o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) de Barbalha. A transferência foi realizada após a descoberta do golpe.

O caso foi registrado na Delegacia Regional da Polícia Civil do Crato, e os envolvidos podem responder por estelionato virtual, crime que prevê pena de quatro a oito anos de reclusão, de acordo com o Código Penal brasileiro. (com informações do jornal O Povo)

Compartilha:

Veja Mais