O governador Camilo Santana prorrogou o decreto de isolamento social que venceria hoje, 5, até o dia 20 de maio. O anúncio foi feito em conjunto com o prefeito Roberto Cláudio na manhã de hoje, no Palácio da Abolição. Contudo, algumas medidas para endurecer a prática também foram anunciadas.
“Anúncio da renovação imediata do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias em todo o Ceará, inclusive com o uso obrigatório de máscaras, e de um decreto específico para Fortaleza, com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza passa a valer a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento”, disse Camilo.
“Haverá um maior restrição de pessoas e de veículos em vias e espaços públicos. Restrição essa, mais especificamente, para pacientes em grupo de risco”, complementou o prefeito Roberto Cláudio. A entrada e saída de veículos à Capital cearense será fiscalizada por meio da AMC, Detran, polícias Bombeiros, entre outros.
RC também ressaltou que atividades formais e informais não essenciais que funcionam especialmente na periferia terão maior rigor na fiscalização. O prefeito também pontuou que as atividades essenciais como farmácias e supermercados permanecem com funcionamento inalterado. Contudo, novas medidas devem anunciadas para resguardar a população e os trabalhadores dos estabelecimentos.
Sobre o uso de máscaras, o prefeito explicou que todas as pessoas que saírem às ruas terão de utilizar o item. “Dentro do ônibus, dentro do carro, ou passeando em vias públicas”, destacou.
Na coletiva, o governador chegou a reclamar da relação entre o aumento de número de casos e o fato de a população não estar cumprindo as regras de segurança e sanitária. Na última sexta-feira, 1º de maio, o Camilo havia informado que o isolamento social seria prorrogado. Para isso, reuniu-se com o médico e titular da Sesa, Dr. Cabeto, além de outros integrantes do Governo. O lockdown também foi cogitado. (Via Focus.Jor.)