Chegam a 1.387 os casos confirmados de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Ceará. O dado é da atualização de 10h40 desta quinta-feira, 09, do sistema IntegraSUS, que reúne os dados epidemiológicos organizados pela Secretaria de Saúde do Estado.
Dentre os casos confirmados, 27 deles são de crianças de 0 a 9 anos. Destas, 14 são do sexo masculino e 13 do sexo feminino. Há registro de pelo menos 1 óbito, ocorrido em Iguatu. A vítima tinha apenas 3 meses de vida.
Uma das crenças a respeito do novo coronavírus é a de que, enquanto os idosos formam um grupo de alto risco, as crianças estão protegidas. Mas essa narrativa traz perigos: embora sejam poucos, existem casos preocupantes de crianças e jovens com a saúde seriamente afetada pela infecção.
Assim como os adultos, crianças expostas ao vírus podem apresentar os sintomas da covid-19. A boa notícia é que a maioria dos casos parece não ter gravidade.
“No início da pandemia, pensava-se que crianças não estavam sendo infectadas, mas agora está claro que a quantidade de infecção em crianças é a mesma que em adultos”, explica Andrew Pollard, professor de Infecções Pediátricas e Imunidade na Universidade de Oxford.