Dia Histórico: Encontrada 1ª droga capaz de reduzir mortes por covid-19

Dia Histórico: Encontrada 1ª droga capaz de reduzir mortes por covid-19.

Pesquisadores britânicos afirmam que encontraram a primeira droga que, comprovadamente, reduz a incidência de mortes pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com cientistas da Universidade de Oxford, em resultados apresentados hoje, houve redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o corticoide dexametasona.

A droga, que tem efeito anti-inflamatório, é de baixo custo, e o Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai inclui-lo no tratamento da covid-19 — a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não se pronunciou.

“Temos o primeiro tratamento farmacológico para COVID-19 que mostrou impacto em reduzir a mortalidade! Finalmente temos uma boa nova”, declarou a entidade. A droga, que é de baixo custo, foi incluída no tratamento de pacientes da Covid-19 pelo Ministério da Saúde do Reino Unido. A OMS ainda não se pronunciou.

Os números mostram que a redução de mortes foi de 35% para pacientes que precisavam de tratamento com respiradores e 20% para os que precisavam de suporte de oxigênio. Houve registro de que a droga seja eficiente em casos menos severos, com apenas 13%.

Como a universidade mais antiga do mundo de língua inglesa, Oxford é uma instituição única e histórica, que sempre está entre as dez mais importantes instituições de ensino superior do mundo. Não há uma data clara de fundação, mas o ensino existiu em Oxford de alguma forma em 1096 e se desenvolveu rapidamente a partir de 1167, quando Henrique II proibiu estudantes de inglês de frequentar a Universidade de Paris.

No estudo de Oxford, os resultados preliminares apontam que os pacientes que receberam uma dose de 6 mg de dexametasona (via oral ou endovenosa) uma vez por dia, em prazo de dez dias tiveram:

1) redução de mortalidade (em 28 dias) de 1/3 (33,3%) nos pacientes com COVID-19 em ventilação mecânica (VM);

2) redução de mortalidade (em 28 dias) de 1/5 (20%) nos pacientes necessitando de oxigênio e que não estão em VM;

3) não houve diferença nos pacientes que não necessitam de oxigênio.

Conclusão: “todo paciente com COVID-19 em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora da UTI devem receber dexametasona via oral ou endovenosa 6 mg 1x/dia por dez dias. Medicação barata e de acesso universal”.


Compartilha:

Veja Mais