Bolsonaro leva grandes empresários ao STF para pressionar por fim do isolamento social

Bolsonaro leva grandes empresários ao STF para pressionar por fim do isolamento social.

Em um gesto de pressão para forçar a retomada da atividade econômica, o presidente Jair Bolsonaro levou um grupo de empresários ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (7) para relatar ao presidente da corte, ministro Dias Toffoli, os impactos do isolamento social na iniciativa privada.

O ministro Paulo Guedes (Economia) fez parte da comitiva. O encontro foi de surpresa e não estava na agenda das autoridades.

Um dos integrantes do grupo de empresários chegou a comparar a situação da indústria com os efeitos da Covid-19 na saúde ao dizer que haverá mortes de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Ao ouvir as demanas, Toffoli cobrou coordenação do governo com os Poderes e os entes da Federação. Ele disse que é necessário fazer um planejamento para a volta do funcionamento das indústrias.

Bolsonaro voltou a afirmar que os efeitos da restrição de circulação não podem ser maiores do que os problemas causados pela doença em si.

“Os empresário trouxeram pessoalmente essas aflições, a questão do desemprego, a questão de a economia não mais funcionar. As consequências, o efeito colateral do combate ao vírus não pode ser mais danoso que a própria doença”, disse o presidente.

“E os empresários querem que o STF também ouça deles o que está acontecendo”, afirmou.

Segundo Bolsonaro, o grupo de empresários representa mais de 40% do PIB (da indústria) e 30 milhões de empregos. Segundo ele, todos podem ser esmagados pela crise econômica caso não haja a retomada. (Via Folha de São Paulo)


Compartilha:

Veja Mais