Volume do Açude Pedras Brancas sai de 4.39% para 6.78% apenas na primeira metade de abril

Pedras Brancas, em Quixadá.

O açude Pedras Brancas é um dos mais importantes do Sertão Central. O reservatório abastece os municípios de Quixadá e Quixeramobim. Se durante o mês de março – quando são esperadas as maiores chuvas da quadra invernosa no Ceará -, não houve nenhuma recarga e, na verdade, houve redução de volume, o mês de abril está compensando.

Apenas nos primeiros 17 dias de abril, o volume do Pedras Brancas saiu de 4.39% para 6.78%, um dado muito positivo para a região. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, a Cogerh.

Motivo de alegria, também, é o fato de que a Barragem de Quixeramobim teve nas últimas 24 horas mais um aporte significativo. Conforme medição da Cogerh, o aporte foi de 2,59 m. Segundo o órgão, com este nível faltam apenas 2,06 m para que o reservatório consiga atingir a sua cota de sangria, o que não acontece há pelo menos 7 anos.

Quando Quixeramobim ganha capacidade de abastecimento, reduz-se o consumo do Pedras Brancas, contribuindo para a elevação mais rápida de seu volume.


Compartilha:

Veja Mais