Sudene inclui Quixadá como cidade estratégica no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

Sudene inclui Quixadá como cidade estratégica no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

Nesta sexta-feira, 24, durante reunião dos  governadores do Nordeste com o presidente Bolsonaro, realizada em Recife, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) incluiu Quixadá como município estratégico no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRNDE). O modelo foi lançado durante reunião do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Nordeste (Condel-Sudene).

Na lista cearense estão, além de Quixadá, no Sertão Central, também Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral. O Governo Federal chama de “regiões intermediárias”. Fortaleza, prioritariamente, entra no plano – que também contempla outras oito capitais no Nordeste. Ao todo, são 41 municípios escolhidos no Nordeste (sem contar as capitais dos Estados).

Sudene apresenta Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste aos governadores da região.

A intenção do Governo é enviar o PRDNE para aprovação do Congresso Nacional até agosto. No entanto, ele terá início em 2020. O critério de escolha das localidades considerou as novas regiões intermediárias e imediatas mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram avaliados, ainda, os fluxos econômico, histórico, político e de crescimento produtivo.

A análise, portanto, é de que Quixadá recuperou sua posição de influência regional que havia sido perdida para Quixeramobim em anos anteriores. Durante o último governo Cirilo Pimenta, Quixeramobim passou a ser foco de atenção política do governo do Estado e do Governo Federal, superando Quixadá como líder local em várias frentes. Em Quixadá, o então prefeito João Hudson (João da Sapataria), não conseguiu fazer frente a articulação política do prefeito quixeramobiense e deixou a Terra dos Monólitos perder sua liderança regional.

Camilo Sanatana durante reunião com governadores no Recife.

Com a ascensão de Clébio Pavone, em Quixeramobim, e Ilário Marques, em Quixadá, nas eleições de 2016, os papéis se inverteram e a terra da galinha choca voltou a ocupar a liderança regional. A inclusão no Plano de Desenvolvimento do Nordeste, agora, dá ao município uma grande oportunidade de desenvolvimento, com potencial para repercussão em toda a região.

PONTO PARA ALIANÇA POLÍTICA

Ilário Marques, Osmar Baquit e Rachel Marques atuaram junto ao governo do Estado para a definição de Quixadá como cidade estratégica.

A inclusão de Quixadá no PRDNE representa uma vitória política importante para a aliança entre o prefeito Ilário Marques e o Deputado Osmar Baquit. Os municípios incluídos no PRDNE foram escolhidos principalmente a partir de consultas da Sudene aos governos estaduais que, por sua vez, receberam a pressão das forças políticas locais, tendo Quixadá logrado êxito.

O PLANO E SEUS IMPACTOS

O PRDNE está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional.

Governadores do Nordeste reunidos em Recife, nesta sexta-feira, 24.

Outro ponto importante é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais. Levando em consideração o cenário atual, o plano vai se basear em três pilares, considerados como novos paradigmas de desenvolvimento: o aumento da capacidade hídrica, a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica.

Para o superintendente da Sudene, Mário Gordilho, “a ideia-força do PRDNE é intervir de forma inteligente sobre a região, tirando proveito de sua rica e singular diversidade e lhe aplicando um duplo olhar: o do enfrentamento de suas fragilidades – ancorado num passivo econômico e social – e o da apropriação sistemática de suas potencialidades”.


Compartilha:

Veja Mais