O caminho do Brasil em busca do título inédito da Copa do Mundo Feminina

POR ELTON FERNANDES – Depois de estrear com uma goleada, 4 a 0 sobre o Panamá, o Brasil tem um jogo chave neste sábado que pode definir o seu caminho no tão sonhado título inédito da Copa do Mundo Feminina.

Para ter um caminho mais tranquilo, o Brasil precisa vencer ou empatar com a França, no caso de empate, precisará vencer a Jamaica na última rodada. A França é uma adversária duríssima. Em 10 jogos, são seis derrotas e quatro empates. As francesas foram as algozes do Brasil na Copa 2019, quando se enfrentaram nas oitavas de final.

Classificando em segundo lugar, o caminho será de pedreiras. Isso porque pode enfrentar a Alemanha logo nas oitavas de final, nas quartas de final: possivelmente a Inglaterra, campeã europeia. Já na semifinal o caminho pode ter Austrália ou França. Dois adversários de peso e as duas últimas algozes no torneio.

Conseguindo o primeiro lugar, as coisas podem ficar menos complicadas. O Brasil poderia enfrentar Colômbia, Coréia do Sul ou Marrocos, já que a Alemanha deve ser a primeira do Grupo H. Nas quartas de final, a rival seria Austrália ou Dinamarca, o que já complica um pouco. Ainda assim, dentro dos times mais fortes, são adversárias mais acessíveis que a Inglaterra, que poderia, então, ser adversária na semifinal.

Chegando à final, a Canarinho não será favorita contra os Estados Unidos, que é o time a ser batido nesta Copa, como atual campeã e principal seleção feminina do mundo. Nem contra a Espanha, que embora não seja tão forte quanto as americanas, é uma seleção de alto nível. A Suécia também seria uma adversária difícil, mas não imbatível.

Com isso, dá para dizer que é possível que o Brasil seja campeão e traga a sua primeira estrela na Copa do Mundo Feminina, mas que não é uma das favoritas. Há outras seleções à frente, que são coletivamente mais fortes, além de terem talentos individuais em momento melhor.

Não quer dizer que o Brasil não possa surpreender. Com uma sequência de bons jogos e porque não um pouco de sorte, o Brasil pode superar a campanha de 2019, e chegar até uma semifinal ou mesmo a grande final. Essas mulheres já mostraram que o impossível não existe pra elas.

Compartilha:

Veja Mais