Papa Francisco aceita renúncia e Dom Ângelo deixa comando da Diocese de Quixadá

Papa Francisco aceita renúncia e Dom Ângelo deixa comando da Diocese de Quixadá.

Após 14 anos comandando a Diocese de Quixadá, o Bispo Dom Ângelo Pignoli está oficialmente afastado de suas funções. O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do religioso, procedimento obrigatório quando o Bispo atinge os 75 anos de idade. Dom Ângelo passa agora a ser Bispo Emérito, sem poderes administrativos na Diocese.

Visto que o Papa Francisco ainda não nomeou um novo Bispo para Quixadá, situação considerada rara, o período em que a Diocese ficará nesta situação se chama “sede vacante”. De acordo com o advogado Renato Moreira, Doutor em Direito Constitucional e Especialista em Direito Processual Canônico, “o Colégio de Consultores (um dos “senados” da diocese, juntamente com o Conselho Presbiteral) deverá reunir-se no prazo de oito dias a partir de hoje para eleger o “Administrador Diocesano”.”

Dr. Renato explica que o Administrador Diocesano “deverá ser um sacerdote de ao menos trinta e cinco anos que ainda não tenha exercido esta função em Quixadá e se distinga pela doutrina e prudência, uma vez que terá, ainda que interinamente, as mesmas obrigações e poderes de um Bispo diocesano.”

“Nada na diocese poderá ser modificada enquanto perdurar a vacância, muito particularmente o que cause prejuízo à diocese ou aos direitos episcopais do futuro Bispo, tais como “retirar ou destruir documentos da Cúria diocesana ou neles modificar qualquer coisa”, explica Dr. Renato.

A autoridade do Administrador Diocesano cessa com a posse de um novo Bispo, que deve ser escolhido em breve pelo Vaticano.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO.

Compartilha:

Veja Mais