Ilário Marques defende manutenção na vaga de quem já tomou posse, mesmo em caso de anulação do concurso de 2016

Ilário Marques defende manutenção na vaga de quem já tomou posse, mesmo em caso de anulação do concurso de 2016

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, em entrevista à Rádio Cultura FM, deu declarações importantes sobre o concurso público realizado em 2016.

>SIGA O DIÁRIO DE QUIXADÁ NO INSTAGRAM

Convocados e empossados

O gestor revelou que dos 754 aprovados no certame, 529 já foram convocados. O DQ apurou, nesta terça-feira, 09, que destes 529 convocados, 461 restaram habilitados, após passarem por fase final de avaliação estabelecida no edital; deste grupo, 423 já estão empossados e outros 44 já convocados aguardam apenas para tomar posse.

Considerando as convocações, desistências e inabilitações, 66,59% das vagas ofertadas no concurso já foram preenchidas. Na semana passada, em contato com o DQ, a assessoria de comunicação do paço municipal disse que a gestão continua empenhada para criar as condições necessárias para realizar as demais convocações.

E se o TJCE declarar o concurso nulo?

Parte da oposição ao governo petista em Quixadá acusa a gestão municipal de continuar lutando contra o concurso público, tentando anulá-lo nas instâncias superiores da justiça. Ilário Marques nega tais alegações afirmando que o reexame da sentença de primeiro grau que validou o certame de 2016 é medida obrigatória, e que ela aconteceria em qualquer cenário, visto que é o que prevê a legislação. Mas ele acrescenta uma novidade.

“Não tenho duas palavras. Lutei na justiça para que o concurso não fosse homologado porque eu tinha convicção de que ele foi mal planejado. Não tem como absorver agora todos os concursados, de uma única vez, sem comprometer o equilíbrio fiscal. Mas foi homologado, tem uma decisão judicial. A partir daí o que foi que eu fiz? Implantei o concurso e implantei bem”, disse o gestor, sinalizando que não pretende contestar, além do que a legislação prevê para o reexame no Tribunal de Justiça do Ceará, a sentença que declarou válido o concurso.

E a novidade sobre a qual o prefeito não havia se pronunciado ainda é esta: “Estamos fazendo esforço para uma coisa muito séria, que é o chamado ato jurídico perfeito. Quer dizer, se por acaso o concurso vier a ser invalidado pelo reexame no tribunal, queremos que todos aqueles a quem já demos posse não sejam atingidos.”

A orientação de Ilário para a sua gestão, portanto, é realizar as convocações com todo o zelo jurídico possível para garantir o “ato jurídico perfeito”. Ou seja, mesmo que o TJ-CE declare o concurso nulo, aqueles que já tomaram posse, na visão do prefeito, não devem ser afetados.

Sobre os que já tomaram posse, o prefeito disse: “Estamos muito satisfeitos com as pessoas. Temos professores magníficos. Estamos convocando e vamos continuar convocando, mas com responsabilidade, vendo a necessidade e observando com rigor a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso é uma página virada.”


Compartilha:

Veja Mais