Contra fogos silenciosos da prefeitura, opositores políticos pretendem usar fogos barulhentos em Quixadá

Contra fogos silenciosos da prefeitura, opositores políticos pretendem usar fogos barulhentos em Quixadá.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, determinou que o show pirotécnico na virada do ano, tradicionalmente executado no topo da Pedra do Cruzeiro, incluirá apenas fogos de artifício sem o barulho de explosões. Pela primeira vez, jorrões com estampido e bombas semelhantes serão descartados. O espetáculo vai ser apenas luminoso.

Mas os quixadaenses não devem se surpreender se, durante a queima de fogos oficial do município, o barulho de explosões se espalhar por diversos pontos da cidade. Isto porque, em grupos de whatsapp, setores da oposição política ao atual prefeito estão planejando investir em fogos barulhentos. A ideia é não permitir que a população sinta a diferença e nutra qualquer apreço pela medida adotada pelo governo municipal.

Para impedir que os planos de quem pretende causar explosões barulhentas aconteçam na Pedra do Cruzeiro, a prefeitura vai impedir a subida de pessoas não autorizadas durante todo o dia desta terça-feira, 31.

Mesmo assim, não é possível impedir que fogos de artifício sejam disparados em outros locais por toda a cidade. Com o incentivo de setores políticos de oposição ao governo local, essas ocorrências devem até aumentar em relação ao ano passado.

Vale ressaltar que todos os anos há relatos de cães e gatos que fogem de casa durante as explosões dos fogos de artifício. Por terem a audição mais apurada que os seres humanos, os cães são especialmente mais sensíveis aos altos níveis de barulho. Alguns infartam e morrem, trazendo imensa tristeza para uma ocasião que deveria ser apenas de alegria e esperança.

O ideal era que todos adotassem o bom exemplo do município e não utilizassem fogos barulhentos que causam danos não apenas aos animais de estimação e aos que vivem nas ruas, mas também aos idosos, crianças e pessoas fragilizadas.


Compartilha:

Veja Mais