O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, determinou que o show pirotécnico na virada do ano, tradicionalmente executado no topo da Pedra do Cruzeiro, incluirá apenas fogos de artifício sem o barulho de explosões. Pela primeira vez, jorrões com estampido e bombas semelhantes serão descartados. O espetáculo vai ser apenas luminoso.
Vale ressaltar que não existem fogos de artifício completamente silenciosos. Mesmo os fogos sem rojões com estampidos e outras explosões ainda produzem certa quantidade de ruídos por causa dos dispositivos de liberação do material luminoso. Mesmo assim, a significativa diminuição do barulho é suficiente para evitar danos.
A medida, que teve incentivo também do secretário de turismo, Pedro Baquit, atende desejo de quixadaenses preocupados com seus animais de estimação. Todos os anos há relatos de cães e gatos que fogem de casa durante as explosões dos fogos de artifício. Por terem a audição mais apurada que os seres humanos, os cães são especialmente mais sensíveis aos altos níveis de barulho. Alguns infartam e morrem, trazendo imensa tristeza para uma ocasião que deveria ser apenas de alegria e esperança.
A decisão por fogos sem barulho de explosões também pretende evitar transtornos para idosos, crianças e pessoas com deficiência que podem sofrer efeitos colaterais causados pelos ruídos intensos.
Curiosamente, em Quixadá ainda não existe legislação municipal sobre o assunto. A iniciativa pode ser proposta pelo Poder Executivo, pelos eleitores e mais rapidamente pelos próprios vereadores.
No início de dezembro, o radialista Amadeu Filho escreveu no Facebook uma carta aberta ao prefeito Ilário Marques. Nela havia a solicitação pela realização de show pirotécnico com fogos de artifício sem barulho. A carta foi compartilhada por dezenas de pessoas com o mesmo pedido. Veja abaixo.
Resposta do prefeito: