Suspeito de traficar armas de fogo para abastecer grupo criminoso no Ceará é preso pela Polícia Civil

Aldejardas Pires de Assunção (32).

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) prenderam um integrante de uma organização criminosa, suspeito de ter como principal função, o tráfico de armas de fogo para o Ceará.

A prisão ocorreu no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança (AIS 03) e resultou na apreensão de pistola calibre 380. De acordo com o delegado que presidiu o inquérito policial, Diego Barreto, Aldejardas Pires de Assunção (32) confessou, inclusive, que um carregamento com meia tonelada de drogas e 17 armas de fogo, que foram apreendidos em Minas Gerais no ano de 2017, era de sua propriedade. Toda a atuação criminosa do individuo segue em apuração pela Polícia Civil do Ceará.

De posse acerca da localização de Aldejardas, a delegacia especializada diligenciou em busca do individuo, que foi encontrado em uma residência, na Rua Ednardo Wayne.  Ainda conforme as investigações, o suspeito trafegava pela região em dois veículos, alternando entre um Fiat Toro de cor preta e também em um Ford Fusion de cor azul. Quando percebeu a chegada da Polícia Civil, o homem apressou-se em arremessar, para um terreno próximo, uma pistola calibre 380, que posteriormente foi apreendida.

Ao ser indagado, ele confirmou que o armamento ilícito era de sua propriedade. Em seguida, os policiais civis vistoriaram o Fiat Toro, e constataram que se tratava de um veículo adulterado e com queixa de roubo. Um celular, com diversas mensagens de apologia ao crime, foi apreendido e será periciado. O homem é suspeito, ainda, de integrar uma organização criminosa e ser o principal responsável por trazer armas de fogo para abastecer o grupo criminoso em suas atividades ilícitas no Ceará.

MINAS GERAIS

No dia 22 de novembro, a Polícia Militar de Minas Gerais apreendeu 623 quilos de maconha, 17 armas de fogo, entre pistolas e submetralhadoras, e aproximadamente 1.400 munições, na cidade de Divisa Alegre. Conforme as forças de segurança mineiras, o material saiu do Paraguai e seguiria para a cidade de Jaguaribe, no Ceará (AIS 18).

Na ocasião, os policiais militares prenderam três homens, oriundos de Fortaleza, após uma abordagem ao veículo utilizado pelos criminosos. “Aldejardas era dono dessa mercadoria, e no momento da apreensão, estava em outro carro e conseguiu fugir”, revelou o delegado Diego Barreto. Após a prisão ocorrida nessa segunda-feira, o suspeito, que não possui antecedentes criminais, foi encaminhado para a sede da DRFVC, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação e na lei das organizações criminosas.


Compartilha:

Veja Mais