Com o objetivo de promover humanização, conforto e benefícios fisiológicos aos recém-nascidos pré-termos internados na UTI Neonatal do Hospital Maternidade Jesus Maria e José (HMJMJ), foi implantado o método “Posicionamento de Hammock”, que consiste no uso de uma rede de algodão esterilizada dentro da incubadora.
A duração desta técnica deve ser por, no mínimo, uma hora para a organização postural do recém-nascido e, no máximo três horas diárias, lembrando sempre que, caso o recém-nascido esteja em sono profundo, é indicado aguardar que ele desperte espontaneamente.
O início desta terapia deverá ser após 72 horas de vida, prevenindo a hemorragia intracraniana. Deve ser estipulada em recém-nascidos com peso de até 2.000g que estejam clinicamente estáveis e sem uso de oxigenoterapia.
Segundo a fisioterapeuta da unidade, Newlene Magalhães, “esta técnica pode ajudar os prematuros a superar os efeitos da falta de contenção e de forças extra-uterinas e outras influências sensoriais no cérebro imaturo em desenvolvimento, pois assemelha-se à postura intrauterina, propiciando a posição flexora, simetria do RN e favorecendo a conscientização da linha média, procurando reduzir o tempo de internação nessas unidades. O posicionamento em redes de descanso vem sendo bastante utilizado na região nordeste do Brasil. No entanto, apesar da sua utilização, ainda há pouca evidência científica quanto ao seu uso como estratégia de conforto para esta população”.
“Estamos trabalhando forte para chegar a um nível de atendimento que entendemos ser o ideal. Sabemos das diversas dificuldades e limitações que enfrentamos, mas com criatividade, visão de futuro e principalmente trabalho em conjunto dos nossos times tenho certeza de que com a ajuda de Deus conseguiremos alcançar esse patamar,” Diz Dr. Kaléu Mormimo Otoni, diretor-geral do HMJMJ.