UniCatólica e CDVA promovem Curso de Informática e preparam alunos para o futuro tecnológico

Durante os meses de maio e junho de 2023, o CDVA – Colégio Diocesano Valdemar Alcântara –, em parceria com a UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá –, por meio do curso de Sistema de Informação, promoveu o curso de extensão básica de informática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (4° e 5° anos) e dos Anos Finais do Ensino Fundamental II (6° e 7° anos).

O curso proporcionou aos alunos o contato com os conhecimentos básicos de Informática, despertando sua curiosidade sobre a área. As aulas foram realizadas no contraturno escolar, uma vez por semana, permitindo que os alunos se familiarizassem com a tecnologia e entendessem suas aplicações com foco educacional.

Durante o período de realização, os estudantes puderam adquirir noções fundamentais sobre o funcionamento de computadores, software e hardware, além de explorar diversas ferramentas e recursos disponíveis no mundo digital.

A professora Yoná, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do CDVA, destacou a relevância dessa parceria: “O curso proporcionou tanto a teoria quanto a prática nos laboratórios de informática para cada estudante. Eles tiveram acesso aos conteúdos e isso foi extremamente positivo, pois o Colégio Diocesano se preocupa com a propagação da cultura digital, o que está alinhado com uma das competências da Base Nacional Comum Curricular. Essa experiência e os conhecimentos adquiridos serão de grande ajuda nos trabalhos acadêmicos e no cotidiano dos alunos, como edição de texto, criação de planilhas, linguagens de programação adequadas ao seu nível e, até mesmo, jogos. Essa parceria foi de extrema relevância e só temos a agradecer ao curso de Sistemas da Informação e à UniCatólica”, afirmou Yoná.

Pedro Vinicius Santos Silva, aluno do 5º ano B do CDVA, compartilhou sua experiência no curso de informática. Ele ressaltou: “Tinha coisas que eu nem sabia que existiam, e, no curso de informática, consegui aprender o que é software e hardware. Isso agregou muito ao meu aprendizado e, provavelmente, poderei usar esses conhecimentos no futuro. Foi muito educativo ver como os games precisam de script, programação e modelagem de cenários, além de montar todo um código. Foi uma experiência bem legal e muito educativa”, disse Pedro.

A entrega dos certificados, que ocorreu no dia 21 de junho, marca o encerramento dessa etapa de aprendizado, na qual os alunos puderam adquirir noções básicas de Informática e despertar seu interesse por essa área tão importante atualmente. O CDVA e a UniCatólica continuam comprometidos em promover iniciativas que impulsionem o aprendizado e a inclusão digital dos alunos, preparando-os para um futuro cada vez mais tecnológico e conectado.

Compartilha:

Veja Mais