Meus caros leitores dominicais,
Nos últimos vinte dias, fiquei impossibilitada de treinar. E nessa busca inegociável pela saúde e bem estar, percebi quantas vezes precisei parar de me exercitar, fosse por causa de algum impedimento físico ou por demandas de trabalho. Por alguns instantes, me chegou o desânimo com aquela sensação absurda de que voltei ao ponto de partida.
Mas, sabemos que é bastante desafiador ter que sustentar tantas frentes: trabalho, estudo, casa, família, relacionamento, finanças, gestão das burocracias da vida e, em meio a tudo isso, encontrar tempo para cuidar de si. Quando não encontramos, a culpa chega falando do nosso fracasso em seguir os objetivos.
No limiar entre “a sensação de fracasso e a preguiça do retorno”, desafiados pela fatídica ideia de que, em algum momento mais uma vez iremos parar o processo, faz-se necessária uma reflexão sobre o que é recomeço e o que são pausas obrigatórias.
Recomeço é o ato ou efeito de começar do início, pausa, no entanto, é a suspensão temporária de uma ação ou movimento.
Quando colocada dessa forma, podemos visualizar com mais facilidade que o nosso processo deixa rastros positivos e que não precisamos voltar para o fim da fila dos planos, porque ele ainda está seguindo seu percurso para frente.
Quando se refere ao cuidado com o corpo e a estética, possivelmente o impacto da paralisação pode gerar insegurança, comparação com processos alheios, vergonha e autocobrança destrutiva.
Então, precisamos fixar o nosso olhar naquilo que já foi construído. Refazendo a rota, reorganizando as estratégias e colocando-nos como protagonistas da própria vida, logo o start poderá ser dado novamente.
Atenciosamente,
Kercya Nara
_______
Sobre a autora: Kercya Nara é formada em Letras, Especialista em Literatura e formação do Leitor. É Mestra em Literatura e Interculturalidade. Pesquisa sobre Representação Feminina na história, nas artes e na sociedade desde 2004. Atua como professora universitária nas Áreas de Literatura, Letramento, Comunicação, Pesquisa e Produção Científica. Escreve para o DQ todos os domingos, discutindo assuntos como autocuidado físico, social, mental e profissional.