Calor nos próximos dias pode atingir níveis jamais registrados no Brasil

O calor pode atingir níveis jamais registrados no Brasil no começo desta semana, alerta a MetSul Meteorologia. As temperaturas máximas podem dizimar os recordes oficiais de temperatura de todos os tempos no Brasil inteiro.

Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que há potencial para que sejam atingidas marcas de 45ºC ou 46ºC em algumas estações meteorológicas, o que oficialmente jamais foi observado pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Brasil. Em algumas cidades, que não possuem medição instrumental de temperatura, máximas ainda mais elevadas podem ser registradas.

Trata-se de uma situação meteorológica extraordinária e histórica que se experimenta neste momento e tende a prosseguir em algumas regiões do Brasil.

O fenômeno se deve a um bolsão de ar excepcionalmente quente associado a um centro de baixa pressão sobre o Norte da Argentina e o Paraguai. O calor excepcional se estende a Bolívia, ao Paraguai e o Norte da Argentina.

Para os especialistas do MetSul Meteorologia, trata-se de uma situação tão extrema de calor que é muito possível que a temperatura nos próximos dias derrube o recorde nacional de temperatura máxima do Brasil de 44,8ºC, observado na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Nova Maringá, estado do Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.

OUTRA BOLHA DE CALOR TRAZ O CALOR EXTREMO

Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em Inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar. Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela.

Foi o que ocorreu na onda de calor histórica de setembro e novamente agora em outubro. É um processo físico na atmosfera. As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos – como frentes frias – ao seu redor.

À medida que o sistema de alta pressão se instala em determinada região, o ar abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens. O alto ângulo do sol de verão combinado com o céu claro ou de poucas nuvens aquece ainda mais o solo.

Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido. Por isso, vários estudos apontam aumento da intensidade, duração e frequência de ondas de calor no Brasil e ao redor do mundo.

Compartilha:

Veja Mais