Nas últimas semanas, a atuação de golpistas utilizando contas falsas do Instagram e do Whatsapp explodiu em Quixadá, no Sertão Central. São inúmeras postagens nestas redes sociais de pessoas avisando que tiveram contas invadidas ou falsificadas, e que criminosos estão se utilizando delas para aplicar golpes financeiros. Praticamente todos os usuários conhecem alguém que foi vítima recentemente de crimes deste tipo. Infelizmente, a maioria deixe de acionar a polícia.
Alguns golpistas, após invadir ou acessar contas nas redes sociais, tentam o método de simplesmente pedir a um dos contatos da vítima dinheiro emprestado, geralmente valores não muito altos, para não chamar atenção. Alguns, infelizmente, caem e fazem transferências via PIX, difíceis de serem recuperadas.
Outros golpistas apostam no desejo de alguns de ganhar dinheiro fácil, e fazem propostas financeiras no estilo pirâmide. A vítima se compromete a investir valores para recebê-los multiplicados.
Se você perceber que suas contas nas redes sociais foram invadidas ou clonadas e que estão utilizando suas informações para aplicar golpes, procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para registrar Boletim de Ocorrência. O B.O. também pode ser feito via internet.
Para não se tornar vítima, tenha cuidado ao emprestar valores solicitados via mensagens de texto. Ligue para a pessoa que está solicitando ou tenta obter de qualquer outra forma segura a confirmação de que realmente não se trata de um golpista.