XIII Semana de História da Feclesc vai abordar o ano de 1968 e falar sobre autoritarismo e liberdade

Banner oficial do evento.

A XIII SEMANA DE HISTORIA DA FECLESC acontecerá depois de dois anos e o Curso de Historia escolheu um tema, 1968: 50 ANOS ENTRE O AUTORITARISMO E A LIBERDADE, que permita compreender aspectos da ditadura de 1964-1985, bem como processos emancipacionistas no planeta nos anos 1960, a partir de diversas abordagens e a investigação de testemunhos históricos do período, e não em achismos ou nas chamadas fake news.

Será discutido, em especial, o processo de modernização conservadora durante a ditadura, em múltiplas facetas, pensadas a partir do oficio do historiador e suas fontes, na reflexão sobre o tempo pretérito e suas significações a luz dos métodos e preocupações do conhecimento histórico. A rememoração sobre 1968 no Brasil, e no mundo, em relação às demandas do tempo presente, como o combate ao fascismo e contra as manipulações que pretendem fazer tabula rasa do passado, de acordo com suas conveniências.

Estudantes, Pesquisadores, Professores, Cidadãos, são convidados para rememorar 1968, no debate da problematização da memória, em um diálogo de temporalidades, e com a análise de silêncios, seleções, intencionalidades, ênfases. A rememoração de 1968 enquanto reflexão sobre projetos de liberdade e ações autoritárias realizadas historicamente por múltiplos atores sociais. Ontem e hoje.


Compartilha:

Veja Mais