UPA de Quixadá realizou mais de 25 mil atendimentos nos primeiros 5 meses de 2019

UPA de Quixadá realizou mais de 25 mil atendimentos nos primeiros 5 meses de 2019

A Unidade de Pronto Atendimento de Quixadá é, provavelmente, o mais importante equipamento de saúde do município. É para lá que acorre a maior parte daqueles que procuram atendimentos médicos, quer em razão de doenças, quer em razão de socorro imediato, por exemplo, por causa de acidentes.

De fato, a UPA já realizou, apenas nos primeiros cinco meses deste ano, 645 suturas, pequenas cirurgias necessárias em razão de cortes menores. Ali também foram feitos, no mesmo período, 3.313 exames de raio-x. Houveram 1.504 casos de pacientes que precisaram ficar em observação. Pessoas, em geral com problemas respiratórios, buscaram a UPA 2.259 vezes para realizar procedimento de nebulização.

Dos que procuraram a unidade de janeiro a maio, 887 precisaram ser transferidas para hospitais na própria cidade ou para Fortaleza.

Nos cinco meses iniciais de 2019, a UPA de Quixadá realizou 25.289 atendimentos, mais do que a soma do número de habitantes dos vizinhos municípios de Ibaretama e Choró. Em todo o ano anterior, em 2018, foram quase 60 mil atendimentos.

Para facilitar a vida de quem busca a UPA, um moderno sistema funcional e de controle foi desenvolvido no local. “A gente tem nossas dificuldades, e as vezes sofremos por não podermos fazer mais. Mas nós precisamos tratar nossos pacientes como nossos irmãos, irmãs, mães e pais. Só assim a gente consegue melhorar”, disse Raul Dinely, diretor da UPA, em recente apresentação dos trabalhos da unidade à câmara municipal.


Compartilha:

Veja Mais