Todos os óbitos em Quixadá devem ser investigados com teste de covid-19, exceto aqueles em razão de acidentes

Todos os óbitos em Quixadá devem ser investigados com teste de covid-19, exceto aqueles em razão de acidentes.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e a Secretária de Saúde, Juliana Câmara, informaram nesta quinta-feira, 11, através do programa “Alô, Prefeito”, na Rádio Cultura FM, que os profissionais de saúde vão investigar, com a permissão dos familiares, todos os óbitos ocorridos no município com teste de covid-19. A medida não será aplicada àqueles que acontecerem em razão de acidentes.

Para Ilário, trata-se de “um direito das famílias saber se aquele seu parente teve a vida abreviada por conta ou não do coronavírus”. A orientação para a ação, segundo informou o prefeito, é da equipe que atua no Laboratório Covid exclusivo do município. Ele exemplifica a importância dos testes ao afirmar que, dos 37 óbitos já registrados em Quixadá, quatro deles, a princípio, foram apontados como em razão de outros problemas de saúde, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), e que só o resultado de exames, obtidos em ocasião posterior às mortes, mostraram que os casos envolveram a presença do novo coronavírus.

O gestor também afirma que, diante da possibilidade real de uma segunda onda de Covid-19 no mundo, ter a maior quantidade possível de dados vai oferecer aos profissionais de saúde mais condições para enfrentar a doença. A determinação para investigação está, inclusive, expressa em portaria municipal.

Por fim, Ilário Marques afirmou que repudia a divulgação de notícias falsas que dão a entender que os municípios ganham mais recursos com maior quantidade de casos de infecção e de óbitos. De fato, o próprio Ministério da Saúde já se pronunciou sobre este assunto, negando que tal tipo de compensação financeira por mortes exista. Ilário ainda aponta que não investigar os óbitos neste período de pandemia teria o efeito de ‘falsear os números’, produzindo um cenário de difícil avaliação por parte dos profissionais de saúde.


Compartilha:

Veja Mais