Sem nenhuma ocorrência e com um público na faixa do que era estimado. Esse é o balanço do Carnaval das Águas realizado pelo Governo Municipal em Banabuiú. A festa superou as expectativas e mais uma vez se destacou por ter sido o maior carnaval entre as cidades do Sertão Central e um dos maiores do interior do Ceará. A estimativa da organização é que cerca de 100 mil pessoas rotativas tenham passado pela cidade nos quatro dias, número recorde se comparado com outras edições.
A edição de 2020 teve como lema “Pra ficar na história”. E é difícil acreditar que não ficará: poucas vezes se viu um Banabuiú tão lotado como nesta edição da festa, fato que se deve às grades atrações, muitas delas sendo destaque até no cenário musical nacional, como Aldair Playboy, Zé Cantor e Renno.
Segurança
Com tanta gente invadindo Banabuiú de várias cidades e da Capital, o aspecto mais positivo da festa foi a ausência de ocorrências policiais. Nenhum registro ocorreu durante os quatro dias de folia. O Governo Municipal da cidade contratou um grande e forte esquema de segurança que junto ao grupo de apoio da cidade e à guarda municipal, permitiu um ambiente tranquilo e pacífico.
Essa estratégia de segurança em Banabuiú foi um dos pontos mais fortes do Carnaval deste ano. Frente à greve dos Policiais Militares do Ceará, muitas cidades que arriscaram fazer a festa, registraram crimes de assassinato, arrastões e desordem, mas em nenhum momento dos quatro dias, cenas sequer parecidas foram vistas no Município.
Programação
A folia em Banabuiú foi realmente contagiante, e se espalhou pelos três cantos: na avenida principal, no Corredor da Folia e no Rio Banabuiú, que abria a programação pela manhã. O local também recebeu um investimento de infraestrutura e se tornou ponto de encontro para toda a família. O tradicional chuveirão este ano teve quase 50 metros de extensão e atraiu muitos para um bom banho a fim de se refrescar do forte calor.
Na hora do mela-mela a avenida principal da cidade foi invadida por paredões de som. Muitos sequer iam pra casa e se encontravam logo após no Corredor da Folia, onde outras atrações embalavam ritmos variados até às duas da manhã.
Para o comércio o evento foi lucrativo. Ambulantes e comerciantes fixos desfrutaram de uma cidade tomada por turistas de todos os locais. Nos supermercados, filas enormes, e padarias e lanchonetes também repleta de clientes. As pousadas e hotéis ficaram sem vaga logo na quinta-feira (20). Os números da economia gerada pelo Carnaval devem ser calculados pela Secretaria de Cultura nos próximos dias.
Passada a festa, na última quarta-feira (26) o prefeito da cidade, Edinho Nobre, agradeceu aos foliões pela paz do evento e se disse satisfeito em poder ter realizado a festa. “Quando decidi fazer o Carnaval de Banabuiú, foi confiando na nossa gente: e não foi diferente. Nosso Banabuiú não é diferenciado apenas pela tradição que mantém e que só cresce a cada ano, mas também por ser feito de um povo da paz, que preza pela alegria sem perder o respeito. Obrigado a você que fez este carnaval ficar para a história pela sua paz, tranquilidade e amor”, falou o gestor.