Quixadaense é inocentado da acusação de homicídio 18 anos após o crime

O quixadaense Adriano da Costa Martins foi declarado inocente da acusação de homicídio, em julgamento realizado nesta quinta-feira, 19, sob a presidência do Juiz Welithon Alves de Mesquita. O crime ocorreu há 18 anos.

De acordo com a denúncia, no dia 15 de março de 2001, Adriano teria matado José Danilo Peixoto Marques com facadas e tiros de espingarda. Ele teria, supostamente, contado com ajuda de um comparsa de nome Jairo Paiva Lima. Este último ainda será julgado pelo mesmo crime.

Os sete jurados consideraram que, embora extensa, a denúncia não trazia nenhuma prova contra o acusado, que foi incriminado apenas por ter sido visto dando carona à vítima no dia do crime. A ausência de elementos que pudessem apontar Adriano como autor do assassinato era tão grande, que o Ministério Público, o órgão de acusação, pediu aos jurados que absolvessem o réu.

Se condenado pela acusação sem procedência, Adriano poderia ter ido parar atrás das grades com uma pena elevada. Agora, 18 anos depois, poderá respirar aliviado de ter tido sua inocência declarada pelo Tribunal do Júri. O mandado de prisão que estava aberto contra ele foi retirado.

“Condenar um inocente não significa fazer justiça à vítima”, disse a defensora pública, Dra. Renata Emili Leite Mota Pinheiro, ao lamentar que o crime contra José Danilo Peixoto Marques ficará sem solução.


Compartilha:

Veja Mais