Quixadá vai retirar antenas irregulares da Pedra do Cruzeiro; empresas foram notificadas para se adequarem

Quixadá vai retirar antenas irregulares da Pedra do Cruzeiro; empresas foram notificadas para se adequarem.

Vai sair do papel! O projeto de revitalização do Cruzeiro, monumento erguido no gigantesco monólito no Centro de Quixadá, vai ser encaminhado para execução.

Numa primeira etapa, a prefeitura notificou as empresas responsáveis pelas antenas instaladas irregularmente no local e tentou reuni-las para promover a remoção e adequação da distribuição dos serviços em outro lugar, mas sem êxito.

Agora, a prefeitura está dando um prazo de 30 dias para que todas estas empresas a procure para tratar do assunto. O Secretário de Turismo, Pedro Baquit, afirmou ao DQ que após este prazo, se uma solução não tiver sido encontrada junto aos proprietários, a própria prefeitura vai promover a retirada e apreensão dos equipamentos, após comunicação à Justiça.

A instalação de antenas na Pedra do Cruzeiro é regulada pela Lei 2.183, de 02 dezembro de 2004. O seu artigo 11 determina o seguinte: “As estações de VHF, FM,TV,ERBS,MINI-ERBS e Micro-celulas ou equipamentos afins, que estiverem instalados em desconformidade com os limites de exposição citados no artigo 7° e demais termos desta lei, deverão adequar-se a mesma no prazo de 180 dias, contados da data de sua publicação em especial os equipamentos instalados no topo da pedra do cruzeiro que deverão, obrigatoriamente ser retirados e instalados em locais próprios.”

Segundo a prefeitura, “a intenção é revitalizar e devolver à história o verdadeiro e autêntico ponto turístico, símbolo da cidade, símbolo da fé e que com cuidados e investimentos previstos, fomentará ainda mais o turismo no município.”

Existe também a preocupação de cooperar com as empresas, para que estas tenham tempo hábil para garantir a continuidade dos seus serviços à população.

A prefeitura pretende nos próximos dias dar mais detalhes do que vai realizar no topo da Pedra do Cruzeiro. Nesta quarta-feira, 20, o comunicado abaixo foi divulgado pelo Paço Municipal.

Comunicado da prefeitura.

Compartilha:

Veja Mais