Justiça nega pedido de Ricardo Silveira e defere registro de candidatura de Ilário Marques

Justiça nega pedido de Ricardo Silveira e defere registro de candidatura de Ilário Marques.

O juiz da 6ª Zona Eleitoral, Dr. Welithon Alves de Mesquita, negou pedido formulado pela campanha do médico Ricardo Silveira (PSD) destinado a impugnar a candidatura de Ilário Marques (PT) e retirá-lo da disputa pela prefeitura.

Doutor Ricardo alegava que Ilário teria sido condenado por ato doloso de improbidade administrativa por órgão colegiado – no caso, o Tribunal de Contas da União (TCU) – e que não poderia concorrer nas eleições de 2020.

Parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), no entanto, revelou que Ilário “não possui contra si decisão definitiva sobre julgamento de contas, o que afasta a incidência da inelegibilidade.” O juiz entendeu correto o parecer ministerial e deferiu, isto é, aprovou a candidatura de Ilário Marques.

“A situação de regularidade [de Ilário Marques] junto ao TCU encontra-se devidamente documentado nos autos”, anotou o magistrado. “Ademais, consta da informação extraída do sistema de candidaturas – CAND – ter o mesmo preenchido todos os requisitos estabelecidos no ordenamento pátrio e apresentado toda a documentação exigida”, assegura na sentença.

“Assim sendo, julgo improcedente a impugnação e defiro o pedido de registro de candidatura de José Ilário Gonçalves Marques ao cargo de prefeito”, conclui.

A aprovação da candidatura de Ilário pela Justiça Eleitoral joga um balde de água fria no argumento que tem sido usado repetidamente por opositores nas últimas campanhas municipais, segundo o qual Ilário Marques seria ficha suja e não estaria apto a concorrer, alegação comprovadamente falsa.

Com o pedido para retirar Ilário da disputa negado, Ricardo Silveira vai ter que enfrentá-lo mais uma vez nas urnas. Em 2016, Ilário venceu Ricardo com uma diferença de 6.210 votos.


Compartilha:

Veja Mais